“Criar pontos de contato em várias cidades pelo mundo impulsiona a indústria de domínios”: Munir Badr, fundador e CEO da AEserver

  • por Ilona K.
“Criar pontos de contato em várias cidades pelo mundo impulsiona a indústria de domínios”: Munir Badr, fundador e CEO da AEserver

Em busca de novas oportunidades, o setor online tem voltado cada vez mais os olhos para novos mercados, especialmente países com fast-growing internet penetration. Munir Badr, fundador e CEO da AEserver, compartilhou suas ideias sobre o estado da indústria.

Fundada em 2005, a AEserver é uma empresa com sede nos Emirados Árabes Unidos que oferece registro de domínios, hospedagem de sites, recursos de servidor e outros serviços web gerenciados para mais de 20.000 clientes no mundo todo, sendo atualmente o maior registrador privado de domínios .ae. 

Munir Badr, fundador e CEO da AEserver, nos últimos dois anos também atua como advisor to it.com Domains. Conversamos sobre as oportunidades que ele observa nos novos mercados, assim como o Domain Days Dubai, o evento que ele está organizando. 

it.com Domains: Agora falando no London Domain Summit e já de olho no Domain Days Dubai – qual é o objetivo desses eventos para você?

Munir Badr: O principal objetivo desses eventos é o networking. Tanto como fundador e CEO da AEserver quanto como consultor da it.com Domains, meu objetivo é apresentar a colegas do setor os novos mercados, como os Emirados Árabes Unidos.

Pelo mesmo motivo, também estou organizando o Domain Days Dubai, já que criar pontos de contato em várias cidades pelo mundo fortalece a infraestrutura da indústria de domínios e apresenta novos mercados. 

Acontece nos dias 1º e 2 de novembro, sendo o primeiro fórum do tipo a reunir representantes da indústria de domínios em Dubai, onde esperamos algumas centenas de participantes e uma agenda intensa de dois dias. Claro, já houve encontros da indústria de domínios em Dubai antes, mas o mercado não era tão maduro e popular como é agora.

it.com Domains: Pela sua experiência direta – o que impulsionou essa popularidade?

MB: Um increased number de empresas e indivíduos da Europa e dos Estados Unidos está se mudando para os Emirados Árabes Unidos e, especificamente, para Dubai, com a maioria da população dos Emirados Árabes Unidos coming from abroad. Há vários motivos para isso, claro. 

Em primeiro lugar, no income tax for individuals nos Emirados Árabes Unidos, e o recém-introduzido corporate tax é bastante favorável. Os Emirados Árabes Unidos também subiram recentemente para a 11ª posição no Annual Ranking for Ease of Doing Business do Banco Mundial – é fácil abrir uma conta bancária, registrar uma empresa e realocar equipes. Várias outras ratings reconhecem o país como um business centre em ascensão no mundo e um excelente place for expats trabalharem e viverem.

O clima quente também é atraente para quem não depende de localização para trabalhar – especialmente os negócios online. O mercado imobiliário em Dubai sempre foi mais barato em comparação com países ocidentais, mas era subvalorizado. Quem se muda percebe como pode obter melhor serviço e segurança pagando menos. 

Durante a pandemia de COVID-19, os Emirados Árabes Unidos foram um dos primeiros a fechar as fronteiras e a adotar regras rígidas – mas também estiveram entre os primeiros a suspendê-las com novas normas em vigor. Quando muitos países enfrentavam a segunda onda da pandemia, muita gente foi para Dubai comemorar o Réveillon de 2020 – 2021. 

Por fim, embora o idioma oficial seja o árabe, o idioma dos negócios é o inglês. Todos esses fatores impulsionam o crescimento do mercado dos Emirados Árabes Unidos e tornam o país atraente para fazer negócios. 

Especificamente no que diz respeito à indústria de domínios, as pequenas e médias empresas, que representam mais de 94% dos negócios nos Emirados Árabes Unidos, são um attractive customer group for domain registrars. Ao oferecer serviços de registro de nomes de domínio com preços justos e fáceis de usar, junto com outros serviços para impulsionar o sucesso online, os registradores de nomes de domínio podem ir muito bem na região. Aliás, acredito que Dubai é o novo polo da indústria de domínios. 

it.com Domains: Parece ótimo, mas há desafios conhecidos para quem mira os Emirados Árabes Unidos e, em especial, Dubai para fazer negócios?

MB: Algumas pessoas acham que podem abrir um negócio rapidamente, ganhar muito dinheiro e ir embora. Dubai não perdoa isso. 

O mercado é altamente competitivo, todos copiam ideias rapidamente e tentam lançar uma versão melhorada. Você precisa estar comprometido em construir o sucesso na região para resistir à concorrência e deixar uma marca duradoura. 

Além disso, para alguns, as altas temperaturas do verão são um desafio. Mas você rapidamente aprende a mudar seu estilo de vida para se adaptar

it.com Domains: Para finalizar, pode compartilhar suas 3 principais dicas para quem enxerga oportunidades nos Emirados Árabes Unidos?

MB: Primeiro – conheça as normas. Há políticas, termos e condições baseados nas melhores práticas globais, mas ajustados às especificidades locais; tudo é aberto e de domínio público. Existe burocracia, claro, mas se você seguir as regras, vai se sair bem.

Em segundo lugar, ajuste suas estratégias de marketing à cultura local. É importante manter um equilíbrio no direcionamento de idiomas: todos os sites e aplicativos devem estar disponíveis em inglês e em árabe. Muitos mercados asiáticos como Índia e Sri Lanka também são atendidos a partir de Dubai, o que exige considerações adicionais.

Por fim, a região é famosa pelo serviço. As pessoas esperam um certo nível de atendimento e hospitalidade, independentemente do setor: desde as saudações e respostas rápidas até a facilidade de contato. Se você não oferece um ótimo nível de serviço, perde o toque local. Caso contrário, o mercado dos Emirados Árabes Unidos está aberto para todos escolherem seu próprio nicho e prosperarem.

Quer ouvir mais dos maiores especialistas do setor? Visite it.com Domains’ blog e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.