Panorama de notícias do setor: fevereiro de 2025

  • por Ilona K.
Panorama de notícias do setor: fevereiro de 2025

Índice

  1. Palavras‑chave de TI continuam dominando em novo relatório da Afternic
  2. WordPress lança registro de domínio "vitalício"
  3. Americanos confiam em IA, mas preferem conteúdo criado por humanos
  4. Liverpool FC perde disputa por domínio

Bem-vindo ao nosso panorama de notícias do setor mensal. Explore novas tendências online e novidades da indústria de domínios para se manter atualizado. Aqui vai um resumo de fevereiro de 2025.

Palavras‑chave de TI continuam dominando em novo relatório da Afternic

O marketplace Afternic divulgou as palavras‑chave mais buscadas entre os domínios vendidos em dezembro de 2024.

Fonte: Afternic Blog

Como no mês anterior, as duas primeiras posições são ocupadas pelas palavras “my” e “ai”. Duas novas palavras‑chave relacionadas a TI (“digital” e “services”) apareceram no ranking.

As palavras‑chave de TI continuam populares. Atualmente, há sete delas no ranking (as posições do mês passado estão entre parênteses, palavras novas em negrito):

  • ai (1)
  • solutions (18)
  • bet (8)
  • it (4)
  • services (nr)
  • digital (nr)
  • tech (16)

Por que isso importa? Ao acompanhar as tendências nas palavras‑chave usadas em nomes de domínio, as empresas podem tomar decisões embasadas ao escolher um domínio para o negócio. Por exemplo, se você atua no setor de TI, de acordo com a classificação da Afternic, será vantajoso incluir a palavra‑chave “it” no seu domínio. Isso pode ser algo como “itdevelopment.com” ou usar uma extensão que já contém a palavra‑chave, como .it.com. Nesse caso, seu domínio poderia ficar como “companyname.it.com”.

A popularidade crescente de palavras‑chave relacionadas a TI indica que vale a pena considerá‑las, especialmente se o seu negócio for diretamente ligado à área ou se você estiver pensando em investir em nomes de domínio.

Você pode encontrar uma ampla variedade de domínios com essas palavras‑chave na it.com Domains, como digital.it.com.

Fonte: Afternic Blog

WordPress lança registro de domínio “vitalício”

A Automattic, empresa por trás da plataforma WordPress, lançou um novo recurso: registro de nome de domínio por 100 anos nos sufixos .com, .org, .net e .blog.

O custo de um domínio “vitalício” é de US$ 2.000. O WordPress chama a atenção dos usuários que decidirem registrar um domínio por 100 anos para o fato de que um sistema especial renovará a conta ano a ano.

O registro de domínio “vitalício” parece bastante atraente porque elimina a necessidade de renovações regulares. Isso reduz o risco de perder domínios por prazos perdidos. Escrevemos mais sobre esses riscos no artigo Como não perder seu nome de domínio: dicas para empresas.

Por que isso importa? Ao registrar um domínio com prazo “vitalício”, o cliente deve ter certeza de que a empresa que presta o serviço estará presente por muito tempo e que a renovação será feita regularmente. Considere empresas consolidadas, com longa trajetória no mercado. Por exemplo, o WordPress está no mercado há muitos anos e oferece uma gama de produtos amplamente usados por empresas e pessoas físicas.

Nossa extensão .it.com oferece registro de domínio por 10 anos, o que garante um período em que não é necessário renovar o registro.

Fonte: Search Engine Journal

Americanos confiam em IA, mas preferem conteúdo criado por humanos

De acordo com um relatório do National AI Opinion Monitor (NAIOM, um projeto de longo prazo que acompanha a opinião pública sobre inteligência artificial), os americanos têm sentimentos mistos quanto a confiar na IA. A pesquisa, realizada no 4º trimestre de 2024, envolveu 4.767 adultos nos Estados Unidos.

Pesquisadores da Rutgers University conduziram o estudo para o NAIOM a fim de entender como as pessoas percebem a IA e o conteúdo criado com ela.

Metade dos entrevistados disse confiar mais nas informações vindas de IA do que nas redes sociais, especialmente aqueles entre 25 e 44 anos.

Metade dos participantes também acredita que empresas que usam IA são responsáveis com a tecnologia. Ao comparar a confiança no jornalismo e em notícias geradas por IA, 62% disseram confiar em principais jornalistas, enquanto apenas 48% confiam em conteúdo gerado por IA.

A maioria dos grupos preferiu conteúdo que pareça ter sido escrito por humanos, destacando a importância de um toque pessoal nas notícias.

Apenas 13% dos entrevistados se disseram “muito confiantes” para reconhecer conteúdo gerado por IA, enquanto 30% se sentiram “um pouco confiantes”.

Por que isso importa? Embora a IA possa automatizar e analisar dados com mais eficiência, as pessoas ainda valorizam conteúdo criado por humanos. Segundo a pesquisa, para manter o público engajado e interessado, é fundamental combinar o poder da IA com mensagens significativas e focadas nas pessoas.

Fonte: Search Engine Journal

Liverpool FC perde disputa por domínio

O Liverpool Football Club não teve sucesso em sua disputa pelo domínio LiverpoolFCTickets.com. A diretoria do clube entrou com uma queixa por cybersquatting, buscando transferir para si os direitos sobre o domínio. Segundo eles, o domínio pode ser usado para a revenda ilegal de ingressos.

O caso foi julgado no Tribunal Arbitral Tcheco sob o procedimento UDRP (a Uniform Domain Name Dispute Resolution Policy é um procedimento estabelecido pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers – ICANN – para resolver disputas relacionadas ao registro de nomes de domínio).

Victoria McEvedy, integrante da comissão, rejeitou os argumentos do autor da ação. Ela apontou que o domínio é antigo, foi adquirido pelo atual proprietário no fim de 2024 e agora não está sendo usado de nenhuma forma. 

O argumento sobre o possível uso legítimo da marca de terceiros é singular. As regras da UDRP preveem uma exceção que permite que empresas usem marcas de outras pessoas se fornecerem bens e serviços relacionados a elas. Por exemplo, uma empresa que distribui aparelhos Apple pode usar a marca Apple em seu domínio.

É possível que o proprietário do domínio pretenda usá‑lo de forma legal. 

De acordo com o blog da Gerben (uma empresa que atua com proteção de marcas), na maioria dos casos as disputas são resolvidas a favor do titular da marca. Portanto, o caso do Liverpool FC pode ser considerado atípico.

Por que isso importa? Usar a marca ou o nome comercial de outra pessoa em um nome de domínio geralmente é ilegal. No entanto, como vemos no exemplo do Liverpool FC, há exceções.

Por isso, é importante proteger sua própria marca e seu nome de domínio com cuidado. A forma mais eficiente de fazer isso é registrar todas as combinações possíveis de nomes de domínio com diferentes sufixos. Essa opção não é barata, mas é eficaz.

Fonte: Domain Name Wire

Mantenha-se atualizado com tendências e notícias do universo digital – visite o blog da it.com Domains e siga nossas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.

Leia também