A chave para o crescimento dos negócios em 2024: três perguntas a um especialista

  • por Ilona K.
A chave para o crescimento dos negócios em 2024: três perguntas a um especialista

Como alcançar um crescimento empresarial sustentável em um mercado que está se mostrando difícil neste ano de 2024? Que erros você precisa evitar e, especialmente, como encontrar o caminho se o seu negócio está apenas decolando?

À margem do Mobile World Congress em Barcelona, o CEO da it.com Domains, Andrey Insarov, fez três perguntas essenciais sobre crescimento de negócios em 2024 a James Williams, vice-presidente de desenvolvimento de negócios na XConnect, especialistas globais em inteligência de números telefônicos.

Ex-diretor de programas do Mobile Ecosystem Forum e renomado especialista na indústria móvel e em desenvolvimento de negócios, James compartilhou seus conselhos para empresas de qualquer porte que desejam prosperar no cenário econômico atual.

Andrey Insarov: qual é a chave para o crescimento dos negócios em 2024?

James Williams: A chave para o crescimento dos negócios em 2024 é a mesma de 2023, será a mesma em 2025 e para sempre. É manter as coisas simples. 

Existem mais de 300 milhões de empresas registradas no mundo e a maioria não tem site, não usa mensageria empresarial como SMS ou outras ferramentas básicas. Serviços excelentes, que podem beneficiar materialmente um negócio e gerar receita adicional, não são verdadeiramente acessíveis para elas.

A boa notícia é que há muitos provedores de soluções que podem ajudar empresas de qualquer porte. Por exemplo, a it.com é a plataforma perfeita para qualquer negócio, independentemente do tamanho, comprar um ou vários domínios por um preço razoável. Um nome de domínio, uma presença na web, é fundamental, e a it.com dá às empresas a possibilidade de estar no .com.

Vindo do mundo da mensageria empresarial, vejo ótimas empresas tornando soluções de mensagens ricas para empresas facilmente acessíveis a companhias de qualquer porte. Você não precisa ser rico nem ter um grande conhecimento técnico – qualquer empresa pode aproveitar. 

Nunca se esqueça de que saber o que está acontecendo com os números de telefone dos seus clientes, a qualquer momento, também pode ajudar – e muito. É aí que entra o conjunto de serviços da XConnect, ajudando empresas de todos os tamanhos a reduzir o risco e a exposição a fraudes, e as empresas de mensageria a reduzirem sua estrutura de custos ao rotear com mais eficiência.

Então, em vez de adiar a criação de um negócio, não espere tudo ficar perfeito, porque não vai. Comece e tire do papel e coloque para rodar o mais rápido possível. Não tem problema errar ao longo do caminho, desde que você aprenda rápido com os erros – e não faz mal algum ter um bom nome de marca e um domínio correspondente. A simplicidade é a chave. Foque no básico e o resto virá. 

O CEO da it.com Domains, Andrey Insarov, entrevista James Williams, vice-presidente de desenvolvimento de negócios na XConnect, no Mobile World Congress 2024. 

AI: do sucesso aos tropeços – qual é o único erro a evitar no desenvolvimento de negócios? 

JW: Pressuposição. Não importa se você está apenas começando a carreira ou se é super experiente, pressupor demais pode ser muito perigoso; isso pode afetar a própria existência do seu negócio.  

Há um filme de 2006 chamado “Open Water 2: Adrift” em que pessoas em um veleiro decidem pular para nadar. Na hora de baixar a escada para voltar ao barco, todo mundo simplesmente presumiu que outra pessoa faria isso. Mas ninguém fez. Eles estavam no meio do oceano – e digamos que as coisas não terminaram muito bem para a maioria…

Isso se aplica demais ao mundo dos negócios. Quando comecei em desenvolvimento de negócios, participei de um curso de treinamento e me lembro de uma coisa particularmente bem. Chama-se SPIN (situação, problema, impacto, benefício da solução) e é fantástico nos negócios. Ele tira muitas suposições da mesa e ajuda a enxergar os benefícios de fazer negócios em conjunto.

Também é fácil achar que o tomador de decisão é sempre a pessoa mais sênior, o CEO ou o CFO. No entanto, com frequência, é alguém do departamento técnico ou alguém que está no negócio há 20 anos. Essa pessoa pode não ter um cargo de alto perfil, mas ama o que faz, é muito respeitada e pode influenciar as decisões finais – e talvez seja justamente a chave para destravar aquela venda bem-sucedida.

Não presuma que a pessoa no cargo mais alto, em qualquer forma ou área da vida, é quem detém o poder final. Trate todos de forma igual e leve todos nessa jornada com você, porque nunca se sabe quem pode estar, no fim das contas, com as chaves. 

AI: por fim, se você pudesse dar um único conselho para empreendedores agora, qual seria? 

JW: Não tenha medo de errar. Claro, se você vendeu sua casa, todos os seus bens, investiu em algo e deu errado, é um problema, mas, ainda assim – não tenha medo. Tire a ideia do papel e siga em frente. Pode ser que não funcione, mas comece. 

Preciso admitir: as atitudes em relação ao risco e ao fracasso variam conforme a cultura. Por exemplo, nos Estados Unidos há uma cultura de empreendedorismo e as pessoas são incentivadas a abrir seus negócios. Se dá errado, elas se levantam e seguem em frente. Em outros países, pode ser bem diferente. Até pouco tempo atrás, no Reino Unido, de onde eu venho, se alguém fracassava com um negócio, um clima de negatividade por parte dos outros podia pairar sobre essa pessoa por muito tempo. Felizmente, as coisas melhoraram. Então, não tenha medo de errar e siga adiante, mas, acima de tudo, aprenda com o fracasso. 

Quer aprender com especialistas do setor? Visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.