5 ferramentas gratuitas do Google para impulsionar o desempenho do site
- por Ilona K.

Índice
Acompanhar, analisar e melhorar o desempenho de um site pode ser desafiador. Comece a encarar essa tarefa com cinco ferramentas gratuitas do Google, disponíveis para empresas de qualquer porte.
Depois de lançar o site do seu negócio, é fundamental monitorar o desempenho e aprimorá-lo continuamente para maximizar os resultados. Embora existam centenas de ferramentas de business intelligence (BI) no mercado prontas para ajudar nessa tarefa, algumas são caras para pequenas e médias empresas, e outras exigem habilidades avançadas em dados.
Mas sempre há por onde começar. Se você é novo no mundo do desempenho online, recomendamos primeiro se familiarizar com um conjunto de ferramentas que o Google oferece para empresas – e, felizmente, elas são gratuitas. A suíte de ferramentas do Google para negócios é um ponto de partida comum para analisar e impulsionar o desempenho digital, porque é intuitiva de usar e vem acompanhada de diversos materiais de apoio. Experimente e veja um aumento imediato nos resultados do seu site.
Google Analytics
Google Analytics (GA) é o primeiro passo na jornada para entender melhor o desempenho do seu site. É uma plataforma de análise fornecida pelo Google para acompanhar o desempenho de sites e apps e o retorno do marketing digital. Ela ajuda a entender melhor seus clientes online, o comportamento deles e como reagem aos seus esforços de marketing. E é completamente gratuita para quem tem uma conta do Google.
Importante: desde 1º de julho de 2023, Google Analytics 4 (GA4) substituiu o Universal Analytics. Propriedades 360 do Universal Analytics com um pedido vigente receberam uma extensão de processamento até 1º de julho de 2024. Se você ainda não configurou uma propriedade do GA4, é importante fazer isso para garantir o rastreamento correto dos dados antes da migração final.
O que você pode fazer com o GA4?
- Revelar informações sobre os clientes
Na seção Usuários do GA4, você encontra informações sobre quem interagiu com o seu site – localização, dados demográficos, interesses, tecnologia que utiliza e preferências ao visitar o site. Você também pode explorar públicos personalizados e diferenças de comportamento. Ao analisar as métricas de usuários do seu site, você pode ajustar sua estratégia de marketing para atender melhor às necessidades deles e engajá-los de maneira significativa.
- Entender as fontes de tráfego
Na seção Aquisição do GA4, você vê quais canais de marketing geram mais tráfego para o seu site, como eles diferem por taxa de engajamento, quais sites encaminham tráfego para o seu e como esse tráfego está convertendo. Essas informações são valiosas ao definir sua combinação de canais e decidir como alocar o orçamento entre diversas atividades de marketing.
- Acompanhar conversões
Como a principal finalidade de sites com e-commerce é gerar transações e receita, o GA4 oferece uma visão importante das conversões por diferentes canais, páginas do site e tipos de usuários. Mesmo que o seu site não tenha funcionalidade de e-commerce, você pode configurar metas preferidas (como “solicitar um orçamento” ou “fale conosco”) e acompanhar os resultados.
- Priorizar áreas do site
O GA4 permite identificar as páginas com melhor desempenho no site, bem como produtos e serviços específicos. Relatórios como “Product Page Analysis” ajudam a revelar os produtos mais populares para que recebam atenção adicional e aumentem ainda mais as vendas.
Esses são apenas alguns recursos do Google Analytics que podem ser extremamente benéficos para empresas de todos os tamanhos que buscam aumentar o ROI do seu site.
Google Search Console
Google Search Console (GSC) é outro serviço gratuito do Google que ajuda você a monitorar, manter e solucionar problemas da presença do seu site especificamente nos resultados da Pesquisa do Google. É uma solução completa para proprietários de empresas, administradores de sites e especialistas em desenvolvimento web e SEO acompanharem o desempenho orgânico na busca e otimizarem o site.
O que você pode fazer com o GSC?
- Verificar se o Google consegue visualizar e rastrear seu site.
- Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdos novos ou atualizados.
- Ver dados de tráfego orgânico do seu site, incluindo impressões, cliques, taxa de cliques e posições de palavras-chave.
- Configurar alertas quando o Google encontrar problemas técnicos no seu site.
- Ver quais sites têm links para o seu.
- Verificar os sinais de experiência da página e tomar medidas para melhorá-los.
O Google Search Console é indispensável para quem busca ter um site tecnicamente sólido, que apareça corretamente no Google e gere tráfego orgânico sustentável mesmo sem investimento adicional em anúncios digitais.
PageSpeed Insights
Ninguém gosta de esperar o carregamento de um site. A ferramenta PageSpeed Insights do Google (também totalmente gratuita) mostra quão rápido seu site carrega e o que impede que ele fique ainda mais rápido.
O que você pode fazer com o PageSpeed Insights?
- Descobrir o que seus usuários de fato vivenciam ao acessar seu site – com que rapidez eles chegam ao conteúdo, às ações ou aos elementos interativos principais.
- Diagnosticar problemas de desempenho, como trechos específicos de código do site ou imagens muito grandes que impedem um carregamento mais rápido.
- Receber um plano de ação para melhorar o desempenho do seu site e torná-lo não só mais rápido, mas também acessível a diferentes usuários e em conformidade com as melhores práticas do Google.
Google Business Profile
Google Business Profile é uma ferramenta gratuita para empresas com presença física no mercado. Se você tem lojas físicas ou administra um negócio local, como restaurante ou salão de beleza, essa ferramenta ajuda seus clientes a encontrar e visitar esses endereços. Você pode gerenciar todas as suas unidades em um único painel para controlar como aparecem na Pesquisa do Google e no Maps.


O que você pode fazer com o Google Business Profile?
- Criar um perfil para o seu negócio sem custos e personalizá-lo com diversas configurações
- Manter as informações do seu negócio sempre atualizadas, incluindo horário de funcionamento, telefone, promoções em vigor, fotos mais recentes etc.
- Conectar-se com clientes respondendo perguntas de cada unidade, respondendo a avaliações, enviando e recebendo mensagens diretas, além de criar posts com novidades e ofertas.
- Apresentar seus produtos e serviços antes mesmo de o cliente visitar seu estabelecimento.
- Acompanhar como e quando seus potenciais clientes pesquisam para encontrar você, incluindo informações sobre ligações e solicitações de rotas a partir da busca, avaliações, reservas etc.
Google Structured Data Markup Helper
Embora o nome pareça complicado (e talvez menos familiar que os anteriores), o Google Structured Data Markup Helper é uma das ferramentas mais fáceis e úteis para fazer seu site se destacar na Pesquisa do Google.
Como comentamos antes, conquistar tráfego do Google em tempos de resultados de busca impulsionados por IA generativa ficou extremamente desafiador. Uma coisa que você pode fazer, como proprietário do site, é ajudar o Google a entender seu conteúdo.
Os resultados da busca do Google não são ordenados por uma pessoa ou grupo a quem você possa explicar as coisas. Isso é feito por um algoritmo que analisa o seu site. Embora você possa confiar nesse algoritmo (e no robô de rastreamento do Google) para identificar que você tem produtos, artigos de blog e talvez até vídeos, vale usar um atalho e indicar ao Google onde estão essas partes do seu site.
O Structured Data Markup Helper faz exatamente isso. Ele cria um trecho de código que você pode adicionar à sua página para explicar ao Google o que há naquele conteúdo. Por exemplo, se fôssemos marcar nosso artigo sobre IA generativa, selecionaríamos o tipo de dados, inseriríamos a URL e começaríamos a marcar.
Na etapa seguinte, podemos selecionar várias áreas do artigo, como nome/título, autor, data de publicação, imagem, URL, subtítulos, corpo do texto etc. A interface é bem intuitiva – você só precisa selecionar o elemento e atribuir uma tag no menu suspenso.
Ao finalizar, clique em “Generate HTML” e receba um script para adicionar ao código HTML da página que será marcada para o Google.
O que você pode fazer com o Google Structured Data Markup Helper?
- Facilitar a leitura do seu site pelo Google e a localização de informações relevantes para as consultas dos usuários.
- Destacar os conteúdos e produtos mais importantes do seu site para serem descobertos pelos usuários.
- Fazer a marcação sem conhecer programação em HTML, em uma interface intuitiva e não técnica.
- Economizar tempo dos desenvolvedores web.
Em busca de ferramentas econômicas para ajudar seu site a ter sucesso online? Visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também



