Uma nova virada na indústria de domínios: como startups e pequenas marcas estão conquistando seus próprios TLDs – Sergey Gorbunov, it.com Domains

  • por The it.com Domains Team
Uma nova virada na indústria de domínios: como startups e pequenas marcas estão conquistando seus próprios TLDs – Sergey Gorbunov, it.com Domains

Índice

  1. Visão pessoal sobre a indústria de domínios
  2. TLD: estratégia, não luxo. Quem precisa da própria extensão e por quê?
  3. A realidade de um lançamento de TLD: orçamento, complexidades e o papel do RSP
  4. Verifique a demanda pelo seu TLD

A próxima rodada do Programa de Novos gTLD (generic Top-Level Domain) abre espaço para novas extensões de domínio. Solicitar o seu próprio Top-Level Domain (TLD) é um processo complexo, mas você não precisa ser uma grande corporação para fazer isso; o processo é viável até para pequenas startups. A empresa it.com Domains lançou um provedor de serviços de registro (RSP) para ajudar todos os registros de TLD (atuais e futuros) a gerenciar suas extensões de domínio em conformidade com todos os requisitos da ICANN.

Sergey Gorbunov, Diretor de Serviços de Registro na it.com Domains, conversou conosco sobre por que uma empresa pode precisar do próprio TLD, com o que você deve estar preparado ao entrar na indústria de domínios, os desafios que os registros de TLD enfrentam e como um RSP pode facilitar a gestão de domínios.

Visão pessoal sobre a indústria de domínios

it.com Domains: Sergey, você está na indústria de domínios há muitos anos. O que atraiu você para essa área e como sua percepção mudou ao longo do tempo?

Sergey Gorbunov: Para ser sincero, foi um golpe de sorte: eu procurava um estágio de verão e um registrador de domínios me ofereceu uma vaga de três meses. Eu não pretendia ficar, mas a empresa oferecia inúmeras oportunidades de crescimento, então não vi motivo para sair – e, quase 20 anos depois, aqui estou eu.

Uma coisa que notei na indústria de domínios ao longo dos anos é que pode ser difícil de navegar: quando você começa, vai precisar de alguns anos para pegar o jeito. Porém, quando você se familiariza com o tema, é provável que fique por muito tempo, já que sua experiência é essencial para o setor e ele simplesmente não deixa você ir, sempre oferecendo novas possibilidades de carreira. 

Fonte: Unsplash

Quando comecei, em 2007, o mercado de domínios era menos maduro e, por isso, crescia rapidamente. Além dos domínios de topo com código de país (ccTLDs), havia apenas alguns genéricos, e, por causa disso, era o mercado de registro em primeiro lugar: os registradores precisavam disputar a atenção dos registros. Agora o jogo virou: centenas de novas extensões de domínio foram introduzidas na última década, e cabe aos registradores decidir quais oferecer. Assim, a escolha dos registrantes cresceu significativamente e o mesmo aconteceu com a concorrência entre os atores do setor – no fim das contas, vejo isso como um avanço na direção certa, pois essas tendências estimulam uma melhor experiência do cliente e a inovação.

it.com Domains: Ao considerar como a infraestrutura de domínios está posicionada hoje, especialmente à luz do crescimento das plataformas digitais e da inteligência artificial (IA), o que a maioria dos recém-chegados deixa passar ou entende errado?

SG: Desde meus primeiros dias no setor, ouço que os domínios em breve se tornarão obsoletos por causa de ferramentas avançadas de busca, redes sociais, marketplaces e, agora, IA. Nenhuma dessas previsões se concretizou até agora. E aqui vai a minha visão do porquê.

Antes de mais nada, domínios são os identificadores de Internet mais conhecidos e simples de usar, compreendidos pela grande maioria das pessoas no mundo. Vamos chamar isso de um hábito consolidado e, mais importante, conveniente. Qualquer hábito disseminado é difícil de mudar, e isso também vale para os nomes de domínio. Por isso, se você quer ser realmente percebido online por um público amplo, um bom nome de domínio continua essencial.

Além disso, nomes de domínio oferecem às pessoas mais controle sobre sua identidade online do que qualquer outra opção. Às vezes, você pode violar uma política de rede social ou marketplace e sua presença ali será removida; vemos isso o tempo todo. Quando você tem um domínio, pode criar e manter seu site sem se preocupar com esses riscos. Mesmo que seu provedor de hospedagem ou registrador de domínios falhe, você pode migrar o site para outro e mantê-lo no ar.

TLD: estratégia, não luxo. Quem precisa da própria extensão e por quê?

it.com Domains: Com uma nova rodada de inscrições da ICANN no horizonte, por que isso é uma oportunidade tão importante para investidores, cidades e marcas digitais emergentes?

SG: Existem alguns motivos principais para solicitar um TLD:

  • Lançar um negócio de registro – isso serve para quem tem uma ótima ideia de extensão de domínio que terá alta demanda entre os registrantes. Lançamentos recentes de extensões de domínio, como a .it.com, demonstram que ainda há espaço para sucesso com a estratégia de mercado correta e um certo nível de persistência.
  • Aprimorar a identidade digital (isso pode interessar a marcas e localidades). Para uma marca, é a oportunidade de criar seu próprio espaço de domínios, bem controlado e, portanto, mais confiável para o público-alvo. 

Esses dois motivos podem se complementar; por exemplo, um TLD bem desenvolvido para determinada localização geográfica pode aumentar sua visibilidade na Internet e, ao mesmo tempo, ser um ativo de receita.

Além disso, podemos ver algumas justificativas totalmente novas e viáveis para alguém decidir obter uma extensão de domínio, tendo em mente cenários de uso antes desconhecidos.

A ICANN lançou o Programa de Novos gTLD para promover o crescimento do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e torná-lo mais versátil. Etapas da próxima rodada do Programa. Fonte: ICANN

it.com Domains: Costumamos pensar em extensões de domínio como algo apenas para grandes corporações. Quais são alguns exemplos interessantes ou inesperados de como players menores, como startups ou criadores de conteúdo, podem se beneficiar ao possuir seu próprio TLD?

SG: Pequenas empresas bem-sucedidas acabam crescendo e se tornando organizações sólidas, e quanto antes elas começarem a usar seu próprio TLD, mais fácil será o processo de adoção. Uma empresa recém-criada está apenas começando a construir reconhecimento online e pode fazer isso usando uma extensão de domínio corporativa. Isso significa que os compradores da marca nascente, desde o lançamento, vão se acostumar com essa estratégia de domínios.

Por outro lado, para empresas já conhecidas pode ser mais complexo migrar para um TLD dedicado mais tarde, pois elas vêm usando apenas nomes de domínio comuns (por exemplo, companyname.com) há muito tempo, esses domínios foram amplamente promovidos e são bem conhecidos pelo público-alvo da marca, e quaisquer mudanças relacionadas exigem planejamento cuidadoso e esforços consistentes para evitar confusão dos clientes.

A realidade de um lançamento de TLD: orçamento, complexidades e o papel do RSP

it.com Domains: Você pode esclarecer o que é um RSP e como ele impacta quem quer estabelecer uma extensão de domínio?

SG: Resumindo, oferecemos um software que permite a um registro de TLD manter um banco de dados de nomes de domínio registrados, integrar-se com registradores, organizar a cobrança da extensão e se conectar a provedores de terceiros (por exemplo, para infraestrutura de DNS) necessários para suas operações. Essa funcionalidade está sujeita a uma série de padrões e requisitos – nossa solução atende plenamente a todos eles e é apoiada por uma equipe de veteranos da indústria de domínios focada em um atendimento ao cliente de excelência e pronta para fornecer orientação especializada em cada etapa da obtenção e operação de uma extensão de domínio.

it.com Domains: Quais problemas específicos no modelo tradicional de registro vocês esperavam resolver ao desenvolver a plataforma de RSP na it.com Domains?

SG: Eu não diria que somos um provedor de backend tradicional; na verdade, nosso objetivo é ir além dos demais, especialmente em termos de tecnologia e suporte ao cliente. Por exemplo, nossa plataforma não contém código legado, o que permite implementar rapidamente atualizações para introduzir novos recursos e atender necessidades específicas dos clientes.

Esse sistema foi desenvolvido inicialmente pela nossa equipe para operar a extensão .it.com. Ele está em funcionamento há algum tempo, com melhorias contínuas – e estamos confiantes na sua qualidade de ponta, prontos para oferecê-lo a outros registros. 

Oferecemos funcionalidade completa para uma gestão abrangente de TLD, incluindo inteligência de negócios e ferramentas de tratamento de abuso de domínio. Além disso, nosso sistema está conectado a grandes registradores em todo o mundo, como GoDaddy e Namecheap. Isso significa acesso mais fácil ao canal de distribuição global para extensões de domínio que usam o RSP.it.com.

it.com Domains: Quais são as coisas mais práticas que as empresas devem ter em mente ao pensar em lançar seu próprio TLD – prazos, configuração ou aspectos legais?

SG: A primeira coisa a lembrar é que os custos são altos. Uma empresa interessada em obter um domínio de nível superior pagará uma taxa de inscrição de cerca de US$ 227.000, e, adicionalmente, há pagamentos para diversos provedores técnicos que cobrem serviços obrigatórios para um TLD. Depois, quando a extensão estiver operacional, a ICANN recebe pagamentos anuais. Se você pretende vender registros de domínios ao público em geral, provavelmente precisará estar preparado para investir um valor considerável em marketing para garantir que os nomes de domínio que você promove estejam devidamente acessíveis para compra nas vitrines dos registradores e que os registrantes os conheçam.

As considerações orçamentárias não são as únicas a ter em mente. O processo de obtenção de um TLD é intrincado, e candidatos de fora da indústria de domínios podem achá-lo complexo no início para navegar com a profundidade necessária. Portanto, a recomendação aqui é buscar e contar com parceiros experientes que possam guiá-lo até a delegação bem-sucedida de um TLD.  

Todo o processo e as dificuldades de lançar seu próprio TLD estão descritos em detalhes no guia de bastidores de Joe Alagna e Andrey Insarov How to Get Your Own Top-Level Domain: An Insider’s Guide to ICANN’s Application Process. Na minha opinião, este livro é leitura obrigatória para quem planeja ter ou já tem sua própria extensão de domínio.

it.com Domains: O que você aprendeu pessoalmente ao lidar com potenciais candidatos a TLD, e como isso influenciou sua percepção do que eles realmente precisam?

SG: Do ponto de vista do provedor de backend, ouvimos com frequência que empresas legadas que estão no mercado há anos são afetadas pela chamada dívida técnica*, que impede o desenvolvimento rápido de produtos para atender às necessidades dos registros.

Como a inovação é mais lenta e mais cara para esses RSPs, eles costumam ser menos flexíveis – é aí que entramos, com a proposta de oferecer uma experiência superior ao cliente.

Verifique a demanda pelo seu TLD

it.com Domains: Por fim, para quem tem curiosidade mas ainda está em dúvida, quais são os três principais motivos pelos quais você acredita que alguém deveria considerar seriamente criar um TLD antes da próxima rodada do Programa de Novos gTLD?

SG: Meu conselho a qualquer potencial candidato é responder à seguinte pergunta: “Alguém precisa da extensão de domínio que você está planejando obter?” Se sim, você tem um motivo. Entender isso, porém, exige algumas reflexões cuidadosas com antecedência. 

Fonte: Unsplash

Por exemplo, se você quer operar um TLD para vender domínios sob ele, deve estimar se de fato existe um público-alvo para isso, com um tamanho suficientemente grande para tornar seu modelo de negócios sustentável. Você também deve garantir que consegue alcançar esse grupo e despertar o interesse dele em registrar seus domínios.

Se for um TLD de marca, você deve considerar os casos de uso e determinar como eles vão se alinhar ao seu portfólio corporativo de domínios atual, ou seja, se um TLD existirá com um propósito claro como complemento àqueles nomes de domínio ou, se ele eventualmente os substituirá na comunicação com seus clientes, qual será a estratégia de transição correspondente.  

Todas essas considerações prévias são importantes para que uma extensão tenha sucesso, ajudando a evitar situações nada raras em que um esforço substancial para obter um TLD praticamente não resulta em nada e, uma vez delegado, o rótulo permanece adormecido no esquecimento. 

*Dívida técnica é uma metáfora que descreve o custo futuro de escolher uma solução fácil ou rápida em desenvolvimento de software ou sistemas de TI em vez de uma abordagem mais eficaz e de longo prazo. Ela reflete o equilíbrio entre benefícios de curto prazo e sustentabilidade de longo prazo.

Quer aprender com os principais especialistas do setor? Visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

The it.com Domains Team
The it.com Domains Team
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.