Tendências de tecnologia de 2024: o que elas significam para o seu negócio

  • por Ilona K.
Tendências de tecnologia de 2024: o que elas significam para o seu negócio

Índice

  1. As 10 principais tendências de tecnologia da Gartner para 2024
  2. O que as tendências de tecnologia de 2024 significam para o seu negócio

Parece que as férias de fim de ano foram ontem, e já estamos em fevereiro! Para aproveitar ao máximo este período de planejamento estratégico, confira as tendências de tecnologia mais relevantes do ano, o que elas significam para o seu negócio e como usá‑las para impulsionar o crescimento.

No fim do ano passado, a Gartner, uma empresa de pesquisa e consultoria de referência, publicou sua lista anual das 10 principais tendências estratégicas de tecnologia para 2024.  Embora algumas possam soar como um futuro um pouco distante (especialmente se você dirige uma pequena empresa), recomendamos começar a considerá‑las nas suas decisões de negócio ao longo dos próximos 3 anos para se manter competitivo. 

Nem todas serão igualmente benéficas para todo tipo de negócio – porém, dedicar tempo para avaliar o impacto potencial de cada inovação garante que você não perca oportunidades estratégicas. Vamos explorar essas 10 principais tendências e seu impacto nas decisões empresariais.

As 10 principais tendências de tecnologia da Gartner para 2024

Esta lista tem como objetivo manter as empresas no topo das últimas tendências de tecnologia e, além disso, adotar essas inovações para alcançar metas de negócio mais rapidamente, especialmente na era da IA. 

Fonte: Gartner
  1. Gestão de confiança, risco e segurança em IA (AI TRiSM)

Apesar do aumento no interesse por IA (inteligência artificial), muita gente ainda não consegue explicar o que ela realmente significa e qual impacto tem na vida e no trabalho. Além disso, ninguém ainda consegue compreender totalmente quão confiáveis e seguros são os modelos de IA. AI TRiSM (gestão de confiança, risco e segurança) é um arcabouço para identificar proativamente riscos de IA e enfrentá‑los.

Por que você deve se importar? Se você está desenvolvendo um serviço baseado em IA ou usa ferramentas de IA no seu negócio (até mesmo para coletar ideias com o ChatGPT), o arcabouço AI TRiSM pode ajudar você a estabelecer governança, conformidade e privacidade de dados para seus próprios sistemas e para seus clientes.

  1. Gestão contínua de exposição a ameaças (CTEM)

Cibercriminosos ficam mais engenhosos a cada ano, mudando rapidamente suas abordagens e tipos de ataque, o que impede qualquer organização de garantir segurança contra todas as ameaças. CTEM (gestão contínua de exposição a ameaças) é uma abordagem tecnológica para monitorar e priorizar as ameaças às quais o seu negócio é mais vulnerável. 

Por que você deve se importar? Mesmo que você corrija regularmente suas defesas de cibersegurança contra ataques conhecidos e incidentes de violação, isso não reduz sua exposição futura. Abaixo você encontra um processo em 5 etapas para configurar um sistema de CTEM.

Fonte: Gartner
  1. Tecnologia sustentável

Segundo a Gartner, até 2027, 80% dos CIOs terão métricas de desempenho vinculadas à sustentabilidade da organização de TI. Tecnologia sustentável é um arcabouço de soluções para viabilizar resultados (ESG) ambientais, sociais e de governança para a empresa e seus clientes.

Por que você deve se importar? Incorporar um pensamento progressista não só sobre a sustentabilidade das operações internas de TI, mas também sobre a sustentabilidade dos resultados do uso da tecnologia ajuda a otimizar custos, utilizar ativos com eficiência e posicionar seu negócio como um agente responsável no setor. 

  1. Engenharia de plataformas

Engenharia de plataformas é uma abordagem emergente para acelerar a entrega de aplicações e o ritmo em que elas geram valor de negócio. Essa tendência é mais aplicável a empresas de tecnologia que buscam acelerar seus ciclos de desenvolvimento, pois ajuda a promover colaboração entre desenvolvedores e partes interessadas do negócio.

Por que você deve se importar? Se você tem uma equipe de desenvolvimento interna, essa abordagem pode melhorar sua produtividade e acelerar a entrega de produtos com operações automatizadas e componentes reutilizáveis. Até 2026, 80% das grandes organizações de engenharia de software terão equipes de engenharia de plataformas para coordenar esforços entre desenvolvedores de software e outras funções de negócio,

  1. Desenvolvimento aumentado por IA

Aumento com IA é a integração de ferramentas de geração de código como GitHub Copilot, Amazon CodeWhisperer e Google Codey em processos que vão do planejamento aos testes. Algumas ferramentas também conseguem traduzir uma linguagem de programação para outra, reduzindo o tempo de migração de bibliotecas de código.

Por que você deve se importar? O desenvolvimento aumentado por IA é mais útil para empresas de desenvolvimento de software e aplicativos. Ainda assim, se você dirige uma pequena empresa, contar com suporte de ferramentas de IA para melhorar o código do seu site ou produto de software significa menos custos, tempo de lançamento mais rápido e menos carga de trabalho para desenvolvedores internos. Analistas da Gartner preveem que, até 2027, 70% dos desenvolvedores profissionais usarão ferramentas de codificação com IA, acima de menos de 10% hoje.

  1. Plataformas de nuvem para setores

Plataformas de nuvem para setores combinam capacidades de software, plataforma e infraestrutura como serviço (IaaS) para oferecer soluções a diferentes verticais. São plataformas modulares, baseadas em um catálogo de capacidades de negócios empacotadas e específicas do setor.

Por que você deve se importar? Verticais de negócio específicas muitas vezes não são atendidas de forma eficiente por soluções genéricas de nuvem. Plataformas de nuvem para setores oferecem o valor de soluções adaptáveis e pertinentes ao seu segmento de mercado.

  1. Aplicativos inteligentes

Aplicativos inteligentes usam dados das suas transações de negócio e de fontes externas, e os processam com a ajuda de IA. Eles aprendem com as interações e geram respostas inteligentes para suas perguntas de negócio. Por exemplo, uma seguradora de imóveis pode se beneficiar de um app que monitora o clima e abre automaticamente um sinistro quando ocorrem anomalias.  Como resultado, a empresa passa a ter uma conexão constante entre análise de dados e tomada de decisão.

Por que você deve se importar? Em primeiro lugar, um modelo estratégico de tomada de decisão pode se tornar sua vantagem de longo prazo, independentemente do mercado em que você atua. Em segundo, usar dados na tomada de decisão pode mitigar riscos de custo. E, por fim, o desenvolvimento de aplicativos inteligentes ficou drasticamente mais barato com a IA generativa, então este é um ótimo momento para embarcar.

Fonte: Gartner
  1. IA generativa democratizada

Até agora, muito provavelmente você já testou um aplicativo de IA generativa, como o ChatGPT ou o Google Bard. Em linhas gerais, a IA generativa tem um forte potencial para automatizar muitas tarefas manuais e, como resultado, abrir acesso à informação, aumentar a produtividade, melhorar processos existentes, reduzir custos e revelar novas oportunidades de crescimento para empresas de qualquer tamanho.

Por que você deve se importar? Até 2026, mais de 80% das empresas terão usado IA generativa, acima de menos de 5% em 2023. Embora haja riscos conhecidos, como discutido acima, a adoção mais ampla da IA generativa nos negócios significa, em última análise, democratização da informação e das habilidades, além de inovação. 

  1. Força de trabalho conectada e aumentada

Uma tendência na encruzilhada do trabalho remoto pós‑pandemia e da IA executando tarefas rotineiras, a força de trabalho conectada e aumentada talvez seja uma das tendências mais sensíveis de que falamos aqui. Na empresa do futuro, a força de trabalho não está conectada por um local físico compartilhado, mas pela tecnologia, e é composta por funcionários “humanos” e “virtuais”. Estes últimos são representados por ferramentas e serviços de IA capazes de executar tarefas algorítmicas e rotineiras, liberando tempo para que os funcionários humanos realizem atividades que exigem inteligência humana.

Por que você deve se importar? Não há momento melhor do que agora para começar a pensar em como será sua força de trabalho em 3 a 5 anos. Quais tarefas podem ser delegadas com eficiência a apps de IA generativa? Quais processos podem ser automatizados? E quais competências seus funcionários precisarão para navegar a realidade de uma força de trabalho aumentada (saber criar prompts – a capacidade de delegar entre uma variedade de colegas reais e virtuais – certamente será um diferencial)?

  1. Clientes-máquina

Quem é o principal usuário do seu produto ou serviço hoje? Independentemente da resposta, apostamos que você imaginou um humano. Ao mesmo tempo, analistas da Gartner preveem o aumento de clientes-máquina habilitados por IA – atores econômicos não humanos que obtêm bens e serviços em troca de pagamento. O exemplo mais simples hoje seria a negociação algorítmica de ações, mas as implicações são muito mais amplas.

Por que você deve se importar? Começando pelo óbvio – o comportamento de compra de uma máquina será diferente do de um cliente humano. Portanto, os insights e habilidades para vender seus produtos a humanos podem ser irrelevantes ao tentar vender para clientes movidos por IA, cujo comportamento é mais lógico e racional. Uma coisa que você pode fazer agora é tornar as informações sobre seu produto ou serviço facilmente legíveis por máquinas e habilitar técnicas de validação que separem bots de compradores legítimos de IA. 

O que as tendências de tecnologia de 2024 significam para o seu negócio

Destacamos algumas implicações-chave das tendências de tecnologia da Gartner para 2024 no seu negócio, junto com possíveis ações a tomar, alinhadas a cada tendência. Porém, em uma perspectiva macro, todas as 10 tendências acima atendem a três metas estratégicas principais:

  • Proteger seu investimento em tecnologia 
  • Aproveitar a ascensão dos criadores
  • Entregar valor aos clientes

Em particular, essas tendências podem ajudar a construir uma empresa de TI mais eficiente, independentemente do seu tamanho. E, se você está à frente de uma, considere explorar opções de nomes de domínio com a it.com Domains, que oferece endereços na zona .it.com para demonstrar vínculos estreitos com o negócio de TI.

De modo geral, recomendamos fortemente analisar cada uma das tendências em relação às suas metas específicas de negócio com mais atenção. Adotar mesmo uma ou duas abordagens inovadoras pode dar ao seu negócio a vantagem competitiva de que precisa e ajudar a reduzir custos no longo prazo.

Quer acompanhar as tendências do setor de tecnologia? Visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.

Leia também