Tamanho do nome de domínio: isso realmente importa?
- por Ilona K.

Índice
A questão de como escolher um nome de domínio é bastante complexa. Já demos a você algumas dicas simples que podem ajudar você nessa tarefa difícil. Agora queremos falar com mais detalhes sobre uma delas: o tamanho do nome de domínio.
À primeira vista, pode parecer estranho que o nível de reconhecimento do público e o destaque do seu site nos resultados de busca dependam desse fator. No entanto, o tamanho do nome de domínio é muito importante.
Opinião de especialistas
Especialistas em marketing dizem que o tamanho de um nome de domínio não deve exceder três palavras. Domínios de uma palavra são considerados “ouro”, os de duas palavras são “bons”, os de três palavras são “médios” e qualquer coisa além disso é uma má ideia. Quanto mais curto e conciso for o nome do seu site, mais fácil será lembrar e encontrar.
Em 2015, o serviço de análise Alexa.com realizou uma análise comparativa do efeito do tamanho do nome de domínio na popularidade dos sites. Segundo os resultados, nenhum dos 50 sites mais conhecidos tem domínios com mais de seis caracteres. Entre os sites menos populares, o número aumenta gradualmente para sete caracteres. No geral, entre o primeiro milhão de sites mais populares, o tamanho médio de um nome de domínio fica um pouco acima de dez caracteres.
De acordo com os analistas da Alexa, cada caractere extra em um nome de domínio reduz em dez vezes a popularidade de um site.
Por que nomes de domínio curtos e concisos são tão bons?
Identificamos três motivos principais para a atratividade dos nomes de domínio curtos e concisos:
- Em primeiro lugar, é muito mais fácil e rápido para os usuários digitar um nome de quatro a seis caracteres na barra de endereço. Ninguém gosta de perder tempo.
- Em segundo lugar, você pode se destacar da concorrência com um nome marcante que reflita sua marca.
- Em terceiro lugar, nomes de domínio curtos são mais fáceis de lembrar.
Desvantagens dos nomes de domínio curtos
Se, por exemplo, na busca pela brevidade, você criar um nome de domínio em forma de sigla, isso pode parecer para os usuários apenas um conjunto de caracteres. Nesse caso, o nome nunca será lembrado. Vale lembrar que um nome curto, mas difícil de memorizar, é sempre pior do que um mais longo, porém mais marcante.
Outra desvantagem importante dos nomes de domínio curtos é que, em zonas de domínio populares como .com, todos já foram registrados há muito tempo. Isso significa que você não vai conseguir comprá-los por dinheiro nenhum. Contudo, esse problema tem solução. Você sempre pode escolher um domínio de terceiro nível.
Por que usar um domínio de terceiro nível
Apesar da crença comum de que sites com domínio de terceiro nível são menos populares e têm taxas de conversão mais baixas, esses domínios vêm ganhando popularidade. O principal, ao usar um domínio de terceiro nível, é escolher corretamente o domínio de segundo nível. Ou seja, é preciso prestar atenção ao que exatamente virá depois do nome do seu site. O segundo nível deve ajudar você e não dificultar que encontrem o seu site.
A zona de domínio .it.com é perfeita para empresas de TI ou para quem atua na Itália. Essa zona é totalmente nova, o que significa que você pode facilmente encontrar um nome de domínio curto e conciso ao usar essa zona.
Você pode verificar se um nome de domínio está disponível em it.com
Reunimos algumas dicas eficientes no nosso artigo “Como escolher um nome de domínio” para que você possa escolher, de forma fácil e rápida, o melhor domínio para você.
Perguntas frequentes
1. Qual deve ser o tamanho de um nome de domínio?
Segundo especialistas em marketing, o nome de domínio ideal não deve ter mais do que três palavras. Domínios de uma palavra são considerados os mais valiosos (o “padrão-ouro”), combinações de duas palavras são boas e nomes de três palavras são aceitáveis, mas menos memoráveis. Quanto mais curto o domínio, mais fácil é para os usuários digitar, lembrar e encontrar seu site.
2. 20 caracteres são longos demais para um nome de domínio?
Sim, 20 caracteres geralmente são longos demais para um nome de domínio. Nomes de domínio excessivamente longos (15 caracteres ou mais) podem ser difíceis de lembrar e aumentar a probabilidade de erros de digitação. Eles também podem causar problemas de exibição nas redes sociais e em dispositivos móveis.
3. O tamanho do nome de domínio realmente importa?
Sim. Em 2015, o serviço de análise Alexa.com realizou uma análise comparativa do efeito do tamanho do nome de domínio na popularidade de sites. Segundo os resultados, nenhum dos 50 principais sites tem nome de domínio com mais de seis caracteres.
4. Qual é o maior comprimento permitido para um nome de domínio?
Tecnicamente, nomes de domínio podem conter até 253 caracteres, considerando todos os níveis, incluindo a extensão do domínio. No entanto, especialistas em marketing não recomendam registrar um domínio que exceda 15 caracteres.
5. Qual é o comprimento válido de um nome de domínio?
Um nome de domínio aceitável pode conter de 1 a 63 caracteres (em cada nível). Porém, o tamanho ideal de um nome de domínio fica entre 4 e 12 caracteres.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também



