“Supere seus limites e faça acontecer”: Veronika Stūriška, campeã mundial de BMX
- por Ilona K.

Manter o foco no seu objetivo e se superar para alcançar o sucesso não é fácil – seja no esporte, na vida ou nos negócios. Às vésperas das Olimpíadas de Paris 2024, Veronika Stūriška, a nova embaixadora da marca da it.com Domains e campeã mundial de BMX, compartilha suas dicas de como chegar um passo mais perto do seu sonho.
Entrevistamos a Veronika enquanto ela se prepara para sua primeira prova de BMX nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Conheça nossa nova embaixadora da marca, sua trajetória e suas receitas de sucesso.
it.com Domains: É uma honra ter você se juntando à it.com Domains como embaixadora da marca. O que significa para você ser embaixadora de uma marca de tecnologia?
Veronika Stūriška: É algo realmente grande, já que a it.com Domains é meu primeiro grande apoiador. Estou muito feliz por fazer parte do time, por ter o nome de vocês no meu uniforme e no meu capacete, e por mostrar ao mundo inteiro a marca que acredita em mim.

it.com Domains: Uma das mensagens-chave que a it.com Domains deseja transmitir ao mundo é “Ouse sonhar”. O esporte profissional sempre foi um sonho para você?
VS: Comecei a pedalar quando tinha cerca de seis anos. No início, meu irmão e eu treinávamos só por diversão, mas depois quebrei o braço e parei por cinco anos. Meu primo continuou nas corridas de BMX. Um dia, quando eu tinha 12, fui visitá-lo e fiquei morrendo de vontade de andar na BMX dele. Ele disse que não, e eu fiquei brava, porque eu só queria pedalar!
Então mandei mensagem para o meu treinador e simplesmente voltei aos treinos. O mais importante é que fui eu mesma que entrei em contato, porque minha mãe disse que tinha que ser uma decisão minha. Desde aquele dia, me apaixonei pelas corridas de BMX e continuo apaixonada até hoje. Agora estou em Paris me preparando para minha primeira Olimpíada.
it.com Domains: É inspirador você ter encontrado um caminho pelo qual é apaixonada. Para quem não conhece a adrenalina de pilotar um BMX, como você descreveria a sensação?
VS: Gosto de pedalar à noite, ao pôr do sol, sem vento, sem ninguém me atrapalhando. Mas quando encaro um salto de 11 metros, é uma emoção. A adrenalina que isso dá, o frio na barriga quando você desce, é algo muito especial.

it.com Domains: 18 anos é bem cedo para encarar os desafios das Olimpíadas. Você pode nos contar sobre seus treinos e experiências em competições que levaram você até aqui?
VS: Eu treino todos os dias. Agora que estou terminando o ensino médio e já passei pelas provas, acordo às 9h e faço dois treinos por dia – academia ou sprint de bike, e pista. Posso dizer que sou uma pessoa de rotina. Eu gosto do que faço todos os dias. Se eu sigo minha rotina, ela me leva aonde quero chegar.
it.com Domains: Muitos atletas têm rituais para se preparar mental e fisicamente para as competições. Você tem algum?
VS: Antes de uma grande corrida, fico deitada na cama e visualizo minha volta perfeita, como vou fazer cada salto. E sempre me imagino em primeiro lugar.

it.com Domains: Existe alguém (um treinador, um familiar ou amigo) que teve um impacto importante na sua carreira? Por que essa pessoa?
VS: Eu simplesmente me espelho na minha mãe. Ela é a pessoa mais trabalhadora que conheço, e vê-la me faz querer trabalhar ainda mais. Ela sempre sabe quando preciso de um empurrãozinho ou sente quando preciso de uma pausa.
it.com Domains: É verdade que, nos esportes radicais, metade do sucesso é saber lidar com a pressão e o estresse que vêm com eles?
VS: Eu acho que sim. Conheço algumas pessoas que ficam estressadas quando alguém está assistindo. Pessoalmente, eu gosto dessa parte de competir com gente assistindo – é melhor quando tem alguém assistindo, eu sei que tenho que fazer ainda melhor. Tudo que tenho são 30 segundos, e nesses 30 segundos tenho que dar tudo de mim.

it.com Domains: Você tem alguma técnica para manter o foco e render em alto nível sob pressão?
VS: Geralmente a primeira volta é a mais estressante – depois você entra no ritmo. Sempre lembro do que meu treinador me disse antes de uma corrida – estava muito calor, 44 graus Celsius, então não foi fácil. Ele disse: “Todo mundo é igual, todos estão nas mesmas condições, então você só precisa fazer o seu melhor”. Outra coisa que ele sempre diz: “Ninguém está colocando pressão em você, é só uma corrida, então faça o que você pode e se divirta”. “Se divirta” são as duas palavras que me ajudam.

it.com Domains: Como você lida com a competição?
VS: Bem, na pista somos concorrentes, mas fora dela somos amigos. Somos só um bando de jovens andando de bike e nos divertindo.

it.com Domains: Como é estar na sua primeira Olimpíada?
VS: Ainda não assimilei o fato de que vou competir nas Olimpíadas – é simplesmente o maior evento esportivo do mundo! Estou tentando me acalmar pensando que vou correr com as mesmas pessoas que encontro em outros campeonatos, só o local é novo. Mas, quando o dia chegar, provavelmente será o dia mais estressante da minha vida.
it.com Domains: É fundamental para nós compartilhar valores com os atletas que apoiamos. Como dissemos antes, “Ouse sonhar” é uma afirmação importante para a it.com Domains. Você tem um sonho?
VS: Eu tenho um sonho, mas não vou compartilhar por enquanto. Espero poder mostrar em breve.
it.com Domains: Se não o sonho – pode compartilhar algum plano ou meta para o futuro?
VS: Meu próximo grande passo são as Olimpíadas. Depois vou para os Estados Unidos para as corridas locais – estou a fim de conquistar mais fãs por lá. No ano que vem, tem os Mundiais e os Europeus, os grandes eventos do BMX. E, em 2026, começam os preparativos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles.

it.com Domains: Parece tudo muito bem planejado. Você já pensou no que faria se não fosse o esporte profissional? Chegou a ter uma segunda opção, um plano B?
VS: Eu provavelmente estudaria e passaria mais tempo com os amigos. Mas, na verdade, não existe plano B. Eu tenho que fazer o plano A acontecer.
it.com Domains: E, para finalizar. Para quem ainda está procurando seus caminhos e sonhos – você pode compartilhar algum conselho para manter o foco e alcançar o sucesso?
VS: O sucesso não vem fácil. Você não se torna campeão mundial em um dia – depende do trabalho que você dedica para realizar seu sonho. Você tem que se superar e fazer acontecer.

Quer ver mais histórias inspiradoras? Acesse o blog da it.com Domains e siga a gente nas redes sociais.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também
Nossas notícias
- 3 min de leitura


Histórias de sucesso, Opinião de especialistas
Celebrando as mulheres nos negócios: Natalija Japerte, fundadora & CEO da IWA
- 9 min de leitura

Histórias de sucesso, Opinião de especialistas
- 6 min de leitura
