Sites criados com o Google Business Profile foram descontinuados – quais são as alternativas?
- por Ilona K.

Índice
A partir de 5 de março de 2024, o Google decidiu descontinuar os sites que permitia que as empresas criassem gratuitamente ao registrar um Google Business Profile. Quais opções você tem se o seu site foi afetado?
Primeiro, vamos verificar se o seu site está entre os mais de 20 million websites afetados pela mudança. Pesquise pelo nome da sua empresa no Google e procure o seu Google Business Profile verificado. Em seguida, clique em “Editar” e veja qual site aparece na seção de contato.
Se você tem um site criado com o Google Business Profile, verá a mensagem: “Você tem um site criado com o Google”. Caso contrário, você pode adicionar ou editar o link do seu site normalmente e não foi afetado pela atualização.

O que é um site do Google Business Profile?
Google Business Profile é um serviço oferecido pelo Google para ajudar empresas a aparecerem nos resultados de pesquisa local do Google e no Maps. As empresas podem adicionar informações detalhadas, como endereço, telefone, horário de funcionamento e principais produtos, além de gerenciar avaliações.
O Google Business Profile também permite adicionar um link para o seu site. Empresas que não tinham site podiam criar, na hora, um site gratuito de página única ao registrar um Google Business Profile.
Agora que o serviço foi encerrado, o Google vai redirecionar os usuários dos sites afetados para as páginas do Google Business Profile até 10 de junho de 2024. Depois dessa data, quem clicar nesses sites verá um erro 404 (página não encontrada).
Como isso vai impactar o seu negócio?
Se você tinha um site gratuito criado com o Google Business Profile, precisa agir agora e migrar para uma nova plataforma. As consequências de não agir são:
- Fazer seu negócio parecer menos legítimo. Se uma empresa não tem ao menos um site de uma página, os usuários tendem a confiar menos.
- Perder leads e conversões. Se você não tiver um site alternativo, os clientes podem ter dificuldade para converter – por exemplo, para reservar uma mesa no seu restaurante ou marcar um horário em um salão de beleza.
- Prejudicar campanhas de anúncios. Segundo o Google, anúncios vinculados a um site criado com o Google Business Profile serão reprovados, pois o domínio na URL de exibição não corresponderá à URL final
Criar um novo site pode parecer inconveniente, mas no fim será um recurso que o seu negócio possui e controla totalmente.
O que você deve fazer para proteger o seu negócio?
Empresas que ainda estão ativas e desejam manter um site precisam criar um novo. É uma tarefa bem simples com construtores de sites alternativos: o Google sugere Wix, Shopify, WordPress e Google Sites, entre outros.
Se você quer dar um reforço imediato de confiança ao seu novo site, considere registrá-lo com a it.com Domains. Essa opção é ótima para pequenas e médias empresas que querem se beneficiar da terminação .com, com uma seleção mais ampla de nomes disponíveis e pagando menos por um nome de domínio.
Depois de criar e publicar o novo site, não se esqueça de atualizar o seu Google Business Profile com o novo endereço.
Precisa de mais dicas para administrar uma pequena empresa online? Visite o it.com Domains blog e siga nossas redes sociais
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também



