Resumo de notícias do setor: setembro de 2025
- por Ilona K.

Índice
Bem-vindo ao nosso Resumo de notícias do setor mensal. Explore novas tendências online e novidades da indústria de domínios para se manter atualizado. Aqui está um resumo de setembro de 2025.
Relatório da Interisle: domínios de baixo custo são usados com mais frequência para phishing
A empresa de pesquisa em segurança cibernética Interisle publicou um relatório sobre phishing para o período de maio de 2024 a abril de 2025. A empresa analisou mais de quatro milhões de denúncias de fraude. Phishing é um tipo de fraude na internet em que invasores se passam por um site e domínio legítimos, direcionando o tráfego para o site falso. O objetivo é enganar usuários para revelar informações pessoais, como logins, senhas e dados de cartão bancário.
No período analisado, foram registrados 1.963.390 ataques, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A Interisle observa que a atividade de phishing está correlacionada com preços baixos de domínio: golpistas preferem nomes de domínio mais baratos.

O relatório também aponta que o maior número de ataques de phishing ocorre em domínios registrados em extensões que oferecem o registro mais simplificado. 37% dos domínios usados em phishing são registrados em massa.
Há menos ataques de phishing em sufixos de domínio que incluem algum tipo de verificação, como verificação de identidade ou de pessoa jurídica. As extensões mais limpas são as que exigem residência ou registro de pessoa jurídica em um país específico (domínios de nível superior de código de país (ccTLDs)), ou extensões regionais, profissionais e de alta segurança.
A equipe da Interisle observa em seu relatório que o número de ataques usando subdomínios (domínios de terceiro nível) diminuiu em comparação com o ano passado.
Por que isso importa? O phishing, assim como outras formas de abuso de DNS, é um problema para todo o espaço online. Ele pode afetar a confiança dos usuários em nomes de domínio em uma determinada extensão. Por isso, é fundamental escolher com cuidado o sufixo do seu domínio. Se você escolher uma extensão popular entre golpistas, corre o risco não apenas de perder a confiança dos usuários, mas também de perder seu domínio. Extensões que enfrentam abuso significativo de DNS podem estar sujeitas a purgas, ou seja, todos os domínios nelas podem ser excluídos.
Você pode se proteger escolhendo domínios de registradores que ofereçam verificação, pesquisando as extensões, verificando políticas de segurança e evitando a opção mais barata.
Na it.com Domains, temos o compromisso de garantir a segurança dos nossos usuários; desenvolvemos ferramentas de IA especializadas, seguimos as recomendações da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), colaboramos com registros grandes e confiáveis e fazemos parceria com a Brand Safety Alliance.
Fonte: Interisle
Google limita o rastreamento de resultados de busca além do top 10
O Google atualizou suas páginas de resultados de pesquisa para remover a opção de exibir até 100 resultados, eliminando o parâmetro ‘&num=100’. Isso tornou mais difícil rastrear posições além do top 10.
Ferramentas de rastreamento de terceiros como Ahrefs e SEMrush agora ficam limitadas ao top 10 sem o uso de soluções alternativas.
Embora a maioria dos cliques ainda vá para a primeira página, acompanhar posições abaixo do top 10 é importante para analisar progresso e identificar oportunidades de melhoria. O Google recomenda usar o Google Search Console (GSC), mas após as mudanças, muitos proprietários de sites notaram uma queda em impressões e um aumento na posição média. Isso ocorre porque a ferramenta agora exibe menos dados para páginas com classificação inferior, o que pode distorcer a visão geral da visibilidade do site.
Por que isso importa? Parece que depender apenas de relatórios de posição não faz mais sentido. Conversões, retenção e engajamento, e não apenas posições na busca, agora serão métricas‑chave. As empresas podem obter resultados ao focar na qualidade do conteúdo e na experiência do usuário.
Fonte: Domain Name Wire
Google lança o Search Live, modo de busca visual em tempo real
O Google lançou o Live Search em inglês nos Estados Unidos. Ele permite que os usuários se comuniquem em tempo real no app do Google usando a câmera, a busca por voz e links de páginas da web.
Para começar, toque no ícone Live abaixo da barra de pesquisa ou selecione Live no Google Lens.

Esse recurso é útil para planejar viagens, receber instruções, solucionar problemas, apoiar projetos escolares e escolher jogos de tabuleiro.
O Google converte consultas de texto em um formato baseado em câmera e voz, fornecendo respostas em tempo real. Isso é importante para engajar usuários e para criadores que oferecem conteúdo que responde a perguntas relevantes.
Negócios locais são incentivados a atualizar fotos e vitrines de produtos, pois as pessoas podem fazer perguntas e obter links apontando para algo em tempo real.
O recurso está disponível apenas em inglês nos Estados Unidos no momento, mas o Google planeja expandi-lo para outros idiomas e regiões.
Por que isso importa? Para proprietários de sites, é um recado claro: conteúdo visual não é enfeite secundário, e sim um ativo‑chave. imagens otimizadas, descrições precisas, dados estruturados e fotos de produto de alta qualidade agora são partes essenciais de uma estratégia de visibilidade na busca.
O surgimento de buscas visuais em tempo real está mudando a jornada do usuário. Em vez de digitar uma consulta, ele pode mostrar o objeto de interesse – e quem tiver o melhor conteúdo visual pode alcançar as melhores conversões.
Fonte: Search Engine Journal
ChatGPT surge como alternativa de busca
Um estudo da OpenAI e da Harvard University constatou que 24% dos usuários do ChatGPT o utilizam como mecanismo de busca.
Uma análise de 1,1 milhão de conversas mostrou que consultas de “busca de informação” aumentaram de 14% para 24%, potencialmente substituindo buscas na web.
Três tópicos‑chave – como “como fazer”, “busca de informação” e “escrita” – respondem por 77% do uso.
A parcela de mensagens com perguntas aumentou para 49% e a qualidade dos resultados de perguntas diretas foi considerada superior à das buscas convencionais.
As diferenças de gênero diminuíram, com a parcela de usuários com nomes femininos subindo para 52%.
Por que isso importa? O ChatGPT está se tornando uma fonte primária de informação, com 70% dos usuários recorrendo a ele para fins pessoais. O fato de uma em cada quatro conversas no ChatGPT agora estar relacionada a buscas de informação mostra que os usuários começam a perceber IA como uma alternativa aos mecanismos de busca tradicionais.
Para negócios e marketing, isso significa que a visibilidade em respostas de IA está se tornando tão importante quanto o SEO no Google. O conteúdo precisa ser estruturado, confiável e fácil de ser processado pelos modelos. Ignorar essa mudança é arriscar perder tráfego e relevância em meio à ascensão da busca conversacional.
Fonte: Search Engine Journal
Mantenha-se atualizado com tendências e notícias digitais – visite o it.com Domains blog e siga-nos nas redes sociais.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também
Nossas notícias
- 3 min de leitura


Nossas notícias
O Applicant Support Program: por que isso pode ser sua porta de entrada na próxima rodada da ICANN
- 4 min de leitura

