Resumo de notícias do setor: junho de 2025

  • por Ilona K.
Resumo de notícias do setor: junho de 2025

Índice

  1. Identity Digital destaca tendências de domínios no relatório do 1º trimestre de 2025
  2. Estudo da ICANN: domínios de baixo custo viram a principal ferramenta de phishing
  3. ChatGPT se torna um agente de IA para negócios
  4. Meta testa ferramentas de IA para automatizar produção de vídeo

Bem-vindo ao nosso resumo mensal de notícias do setor. Explore novas tendências online e notícias do setor de domínios para se manter atualizado. Aqui vai um resumo de junho de 2025.

Identity Digital destaca tendências de domínios no relatório do 1º trimestre de 2025

A administradora de novos TLDs (Top-Level Domains), Identity Digital, publicou um relatório de tendências do primeiro trimestre de 2025, incluindo listas de extensões de domínio e palavras-chave populares. Em toda a internet, extensões de domínio específicas de setores estão ganhando força. Palavras-chave relacionadas à tecnologia também seguem em alta.

As palavras-chave mais comuns em domínios registrados foram:

  • jobs
  • online
  • services
  • home
  • tech

“Online”, “services” e “tech” podem ser classificadas como relacionadas a TI.

As 10 principais extensões de domínio, de acordo com o relatório da Identity Digital, incluíram:

  • .INFO
  • .PRO
  • .TODAY
  • .AI
  • .LIVE
  • .IO
  • .WORLD
  • .LIFE
  • .DIGITAL
  • .AGENCY

Por que isso importa? Escolher extensões de domínio específicas do setor ou nomes com palavras-chave relevantes pode fortalecer a identidade da sua marca e melhorar seu SEO. Para uma empresa de TI, considere extensões como .it.com

Fonte: Identity Digital

Estudo da ICANN: domínios de baixo custo viram a principal ferramenta de phishing

Um estudo da ICANN constatou que 89% dos ataques de phishing são realizados por meio de domínios com preço mais baixo que o habitual, registrados por meio de serviços automatizados sem verificação de dados. Uma análise de 29.000 domínios mostrou que aqueles usados para atividades maliciosas foram registrados por uma média de US$ 4,71, ante US$ 8,62 para os legítimos.

Descontos por volume e registro automatizado via API (Interface de Programação de Aplicativos) aumentaram o abuso em 401%. Além disso, DNS gratuito e hospedagem em pacotes também se correlacionaram com altos níveis de abuso.

Medidas proativas, como verificação de identidade e procedimentos de KYC (Know Your Customer), reduziram o abuso em 63%. Ações reativas, como o bloqueio de domínios, foram ineficazes. O tempo de vida médio de um domínio de phishing caiu para 11 dias, mas, nesse período, criminosos conseguem comprometer milhares de contas. Novas tecnologias permitem alterar dinamicamente o conteúdo conforme a geolocalização da vítima, substituindo páginas falsas por legítimas quando há uma tentativa de verificação. 

A ICANN pede mais pesquisas sobre outros tipos de fraude, estudos comparativos de zonas de domínio e análise do ciclo de vida dos domínios. 

Por que isso importa? 

Embora preços acessíveis de domínios abram oportunidades de negócios, eles também atraem golpistas cujas ações prejudicam a reputação das extensões e a confiança dos usuários em domínios. Por isso, antes de comprar, é importante verificar a confiabilidade do sufixo de domínio e as medidas que o registro adota para proteger os usuários. Por exemplo, a equipe da it.com Domains dedica grandes recursos à segurança, implementando mecanismos antifraude proativos.

Fonte: Domain Name Wire

ChatGPT se torna um agente de IA para negócios

A OpenAI fez uma expansão estratégica de recursos ao transformar o ChatGPT de um chatbot em uma plataforma para automação empresarial complexa. Nas palavras do CEO da OpenAI, Sam Altman, o ChatGPT não é mais um substituto do Google, mas agora foca em ajudar com tarefas e fluxos de trabalho complexos.

Ele observou que os usuários podem delegar algumas tarefas à IA como a um funcionário júnior, como interpretar código ou conduzir pesquisas aprofundadas. Uma inovação-chave é o sistema Enterprise Agents, que integra a IA diretamente a sistemas corporativos de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) para gerir logística, previsão financeira e fluxo de documentos.

Por que isso importa? A evolução da IA está redefinindo as estratégias digitais. Sites estáticos estão dando lugar a plataformas com serviços integrados, automação de tarefas, análises personalizadas e soluções preditivas. À medida que ferramentas com IA, como o ChatGPT, ganham novos recursos, elas podem mudar a forma como profissionais de marketing, desenvolvedores e usuários no dia a dia realizam suas atividades. Usar IA pode simplificar processos de negócio, tornando-os mais econômicos, especialmente na criação e manutenção de sites, além de ajudar a escolher nomes de domínio adequados.

Fonte: Search Engine Journal

Meta testa ferramentas de IA para automatizar produção de vídeo

A Meta está implementando ativamente IA em publicidade para simplificar e reduzir o custo da criação de materiais promocionais. A empresa apresentou, no festival Cannes Lions, uma ferramenta atualizada para converter imagens em anúncios em vídeo usando música e texto. Ela ajuda a gerar e editar conteúdo em vídeo.

Novos recursos permitem que anunciantes usem redes neurais para transformar imagens estáticas em anúncios em vídeo.

O sistema analisa imagens enviadas, descrições em texto e dados sobre o público-alvo para gerar dezenas de opções de vídeo com animações, música e voz sintetizada.

No ano passado, a Meta mencionou que, com o avanço do conteúdo em vídeo, os usuários passaram a gastar 60% do tempo online assistindo a vídeos.

Por isso, não surpreende que as empresas estejam se esforçando para dedicar tantos recursos ao desenvolvimento de IA nessa área.

Por exemplo, no início de maio deste ano, o Google apresentou uma nova versão do Veo, que suporta resolução 4K. Isso permite usar o modelo no campo profissional. O modelo de geração de vídeo por IA também cria som, se destaca pelo realismo e segue com precisão as descrições em texto dos usuários.

Por que isso importa? Todos os grandes gigantes de tecnologia, como Meta, Google e OpenAI, apresentaram recursos de geração de vídeo por IA, que abrem espaço para publicidade mais personalizada, capaz de fisgar seu público-alvo e trazer tráfego que converte para o site. Isso também reduz prazos de criação e orçamentos de mídia. No entanto, para se destacar no fluxo de conteúdo gerado por IA, as empresas terão que investir em formatos exclusivos e estratégias de UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário).

Fonte: Bloomberg

Mantenha-se atualizado com tendências e notícias digitais – visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.