Resumo de notícias do setor: dezembro de 2024

  • por Ilona K.
Resumo de notícias do setor: dezembro de 2024

Índice

  1. "IT" subiu uma posição no relatório de palavras‑chave da Afternic
  2. Atom.com informou que a popularidade da zona de domínios .com caiu de 91% para 86%
  3. Usuários vão às redes sociais em busca de conteúdo, mas não confiam nele: iStock
  4. Um novo capítulo na geração de vídeo por IA: OpenAI e Google lançaram modelos de geração de vídeo por IA
  5. Participação do Google no mercado de anúncios de busca nos EUA deve cair em 2025

Bem-vindo ao nosso último Resumo de Notícias do Setor de 2024. Explore novas tendências online e as novidades do mercado de domínios que fecharam o ano.

“IT” subiu uma posição no relatório de palavras‑chave da Afternic

A Afternic, um marketplace de domínios, divulgou sua lista mais recente de palavras‑chave em alta em nomes de domínio, com base nas vendas de domínios associadas a cada palavra‑chave. Confira o ranking de outubro de 2024:

  1. my
  2. ai
  3. home
  4. it
  5. group
  6. services
  7. pro
  8. life
  9. health
  10. bet
  11. law
  12. real
  13. new
  14. estate
  15. your
  16. solutions
  17. auto
  18. capital
  19. us

Como podemos ver, “MY” é novamente líder, substituindo “AI”, outra palavra‑chave de destaque ao longo do ano. “IT”, relacionada a soluções de tecnologia, ficou em 4º lugar nesse ranking.

A palavra mais popular – o artigo “the” – completaria um top 20, mas foi excluída do ranking por não ter significado por si só.

Por que isso importa? Entender as tendências atuais de palavras‑chave é crucial se você está pensando em investir em nomes de domínio. Isso ajuda os investidores a escolher domínios que estejam alinhados com a demanda do mercado, além de ter potencial de crescimento significativo de valor ao longo do tempo.

Acompanhar as tendências de palavras‑chave em nomes de domínio também permite que as empresas tomem decisões estratégicas ao escolher o domínio sob o qual vão operar. Uma ampla variedade de domínios com essas palavras‑chave está disponível na it.com Domains, como aitool.it.com.

Fonte: Domain Name Wire

Atom.com informou que a popularidade da zona de domínios .com caiu de 91% para 86%

Darpan Munjal, CEO do marketplace de domínios Atom.com com mais de 50.000 clientes, informou que os usuários estão optando cada vez mais por zonas de domínios além do .com.

Munjal observa que, em 2022, 91% dos domínios em seu marketplace estavam na zona .com e, em 2024, esse percentual caiu para 86%. A popularidade de opções alternativas (outras extensões de domínio) cresceu em ritmo mais acelerado, chegando a 13,8% em comparação com 11,5% em 2023. Munjal também destacou o crescimento da zona .ai (8% em 2023, 20% em 2024), uma leve queda na zona .io (22% em 2023, 20% em 2024) e um crescimento constante na zona .org (9% em 2023, 11% em 2024).

O investidor de domínios Elliot Silver disse que, neste ano, investiu em outras zonas de domínio mais do que nunca. As startups são um catalisador para o desenvolvimento de outras zonas, incluindo novos gTLDs (domínios genéricos de nível superior), e outras categorias de usuários vão acompanhar mais adiante.

Por que isso importa? Ao prestar atenção a diferentes extensões, as empresas podem criar nomes de domínio únicos e memoráveis. Essa abordagem ajuda a tornar a marca mais pessoal e a atrair mais clientes. 

Uma forma de usar extensões de domínio é combiná‑las para criar um hack de domínio. Por exemplo, combinar “do” e uma extensão .it.com para criar “do.it.com” pode ser uma maneira criativa de apresentar uma empresa como moderna e inovadora.

Fonte: X (ex-Twitter), Domain Investing

Usuários vão às redes sociais em busca de conteúdo, mas não confiam nele: iStock

O relatório iStock 2025 Marketing Trends revela que 81% dos consumidores não confiam no conteúdo das redes sociais. Mesmo assim, eles ainda recorrem a plataformas visuais como TikTok e Instagram Reels para descoberta e inspiração: 82% dos usuários vão ao TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts para assistir a vídeos. 

Dados da iStock, uma plataforma de e‑commerce que oferece conteúdo premium, indicam que a percepção de “autenticidade” de influenciadores diminuiu entre os consumidores. 67% das pessoas confiam mais na publicidade tradicional do que em posts patrocinados de influenciadores.

A iStock recomenda o que chama de Real‑User Content (RUC) – imagens e vídeos que transmitem uma sensação de realidade, com foco em ser real, verdadeiro e original. A ênfase é contar histórias reais e gerar identificação, em vez de produzir conteúdo que reflita perfeição virtual.

Por que isso importa? Essa tendência reforça a importância da autenticidade no marketing na era do conteúdo gerado por IA. Marcas que se apresentam como próximas e genuínas têm mais chances de conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores. 

Ao focar em RUC e abraçar imperfeições, as empresas podem criar conexões mais profundas com seu público, impulsionando engajamento e vendas. 

Fonte: Search Engine Journal

Um novo capítulo na geração de vídeo por IA: OpenAI e Google lançaram modelos de geração de vídeo por IA

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, apresentou o Sora, uma rede neural capaz de criar vídeos realistas a partir de comandos de texto. Usuários pagantes receberam acesso ao sistema em 9 de dezembro, com exceção da Área Econômica Europeia, Reino Unido e Suíça.

O Sora é capaz de gerar cenas complexas com vários personagens, movimentos, objetos detalhados e cenários. Ele entende solicitações complexas e lembra a aparência dos personagens, levando em conta as necessidades do usuário e interações do mundo real.

A OpenAI afirma que o Sora é a base para desenvolver modelos que possam interagir com o mundo físico.

Dias após o anúncio do Sora da OpenAI, o Google lançou seu mais recente modelo de geração de vídeo, o Veo 2.0. A nova versão oferece resolução 4K (algo que o Sora não tem), controle de câmera aprimorado e melhorias gerais de qualidade, realismo e precisão. A primeira versão foi lançada em maio de 2024, mas não foi disponibilizada ao público. 

Por que isso importa? Esse avanço pode revolucionar a forma como as marcas fazem marketing em vídeo. Em vez de recorrer a métodos tradicionais, elas podem passar a usar técnicas de produção com IA. À medida que as empresas buscam novas maneiras de engajar seu público, ferramentas como Sora e Veo podem oferecer soluções econômicas para criar conteúdo visual atraente.

Fonte: OpenAI, Google DeepMind

Participação do Google no mercado de anúncios de busca nos EUA deve cair em 2025

. A ascensão da inteligência artificial (IA), dos marketplaces e a qualidade geral das informações disponíveis afetaram o tráfego de busca do Google.

O The Wall Street Journal informou que, segundo a eMarketer, a participação do Google no mercado de publicidade em buscas nos EUA ficará abaixo de 50% pela primeira vez em 2025.

“As gerações mais jovens estão recorrendo a outras plataformas para buscar informações, inclusive à IA”, observa o The Wall Street Journal. A OpenAI adicionou busca ao ChatGPT, e a Meta está planejando seu próprio mecanismo de busca.

Até chatbots com IA em diferentes dispositivos estão ficando mais capazes de resolver questões, enquanto Microsoft e Apple integram essas tecnologias em seus sistemas operacionais. A Amazon está faturando bilhões de dólares com anunciantes, já que os usuários preferem pesquisar produtos diretamente no marketplace, sem passar pela busca do Google.

Por que isso importa? Essa mudança é uma grande virada na forma como as pessoas conhecem produtos e decidem o que comprar.

Cada vez mais pessoas estão usando diferentes plataformas e apps. Portanto, as empresas precisam adaptar seus métodos de promoção para continuar relevantes e bem-sucedidas na Internet. Empresas que captam muitos clientes pelo Google podem experimentar outros formatos de mídia paga para diversificar as estratégias de marketing.

Fonte: The Wall Street Journal

Mantenha-se atualizado com tendências e notícias digitais – visite blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.