Resumo de notícias da indústria de domínios: dezembro de 2023

  • por Ilona K.
Resumo de notícias da indústria de domínios: dezembro de 2023

Índice

  1. Analista de SEO do Google: idade do domínio não afeta SEO
  2. Novo serviço de bloqueio de domínios da GoDaddy
  3. Domínio falso da Peraton engana usuários
  4. ICANN revisa novas regras para combater abuso de DNS

Bem-vindo ao nosso resumo mensal de notícias da indústria de domínios. Todo mês, compartilhamos um panorama rápido sobre notícias, tendências e eventos para manter você atualizado sobre as novidades. Aqui vai um resumo de dezembro de 2023.

Analista de SEO do Google: idade do domínio não afeta SEO

Um usuário perguntou no X (Twitter) se a idade do domínio afeta o SEO (Search Engine Optimization). Embora especialistas em SEO há muito tempo notem que domínios mais antigos aparecem com mais frequência nas primeiras posições dos resultados de busca, John Mueller, analista de SEO do Google, esclareceu que a idade do domínio importa principalmente para quem vende domínios.

O mal-entendido provavelmente surgiu de uma patente do Google Historical Information Retrieval que sugeria que domínios de spam tendem a ser recém-criados. No entanto, embora o Google use a idade do domínio para detectar spam, essa métrica não é aplicada para classificar sites nos resultados de busca.

Por que você deveria se importar? Depois do esclarecimento de Mueller, você pode comprar um domínio novo com tranquilidade, em vez de esperar o antigo com o nome que precisa ficar disponível. Além disso, você pode voltar sua atenção para novas extensões de domínio, como .it.com, porque a oferta de nomes disponíveis nelas é muito maior do que nas TLDs “legado”.

Fonte: X (Twitter)

Novo serviço de bloqueio de domínios da GoDaddy

Com suporte de mais de 650 gTLDs (generic top-level domains) e ccTLDs (country-code top-level), a GoDaddy Registry e a Identity Digital lançarão no próximo mês seu novo serviço de bloqueio de domínios, o GlobalBlock+. 

Baseado no AdultBlock da GoDaddy e no DPML (domains protected marks list) da Identity Digital, ele permite que proprietários de marcas bloqueiem o uso não autorizado de seus logotipos em várias TLDs por uma única taxa. O GlobalBlock+ também cobre erros de digitação e homógrafos de IDN (Internationalized Domain Name).

O serviço, apoiado pelos registros de gTLDs Nominet e CoCCA, impede que cybersquatters e phishers reivindiquem domínios bloqueados. Influenciados pelo GlobalBlock, 35 registros solicitaram à ICANN um Label Blocking Service.

Por que você deveria se importar? O novo serviço vai ajudar os esforços de proteção de domínios ao evitar que criminosos usem domínios bloqueados. Se fraudadores registraram um domínio semelhante ao seu e estão tentando realizar atividades ilegais com ele, o serviço GlobalBlock+ garantirá que esse domínio seja bloqueado e, após a data de expiração, removido do banco de dados.

Fonte: Domain Incite

Domínio falso da Peraton engana usuários

Golpistas enganaram usuários e receberam dinheiro usando um domínio semelhante ao oficial da Peraton, empresa americana de segurança nacional e tecnologia. Eles registraram um sósia do domínio da empresa para atividades fraudulentas. Assim, assumiram o controle de contas de e-mail para criar faturas falsas, se passar por empresas e induzir clientes a fazer transferências.

A Peraton entrou com uma ação contra o domínio e solicitou uma liminar, embora a Namecheap já tenha desativado o DNS do domínio.

Por que você deve se importar? Golpistas ainda conseguem enganar usuários de várias formas. Tenha cuidado ao clicar em links e verifique recursos oficiais para confirmar se o nome de domínio pertence mesmo à empresa.

Fonte: Domain Name Wire

ICANN revisa novas regras para combater abuso de DNS

A ICANN fez um alerta prévio para administradores de domínios e registradores sobre novas restrições que está considerando para combater o abuso de DNS. As novas regras foram aprovadas pela maioria dos participantes da ICANN, aguardando aprovação do Conselho Diretor da ICANN.

Em resumo, se um registrador acreditar que há um domínio sob sua responsabilidade envolvido em atividades maliciosas, ele deve intervir e tomar as medidas necessárias para encerrar a conduta indevida. O curso de ação vai depender do caso concreto e da extensão dos estragos causados pelo abuso de DNS e suas consequências.

Os padrões para administradores de zonas de domínio também foram revisados de forma semelhante, tornando-se mais rigorosos e com redação mais clara. 

Os abusos de DNS englobam distribuição de malware, botnets, phishing, pharming e spam (quando o spam serve aos quatro tipos de atividades maliciosas mencionados acima). 

Por que você deve se importar? Este é mais um passo na luta contínua contra o cibercrime. A ICANN busca aumentar a segurança online tanto para proprietários de domínios quanto para usuários. As novas regras foram projetadas para permitir que registradores respondam com agilidade ao uso ilegal de domínios.

Fonte: Domain Incite, ICANN website

Mantenha-se atualizado sobre tendências e notícias da indústria de domínios – visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.