Perspectivas sobre a próxima rodada de novos gTLDs: Joe Alagna, it.com Domains
- por Ilona K.

A próxima rodada de novos domínios genéricos de nível superior (gTLDs) está prevista para começar em abril de 2026. Novos participantes já estão preparando suas candidaturas. Conversamos com Joe Alagna, Chief Strategy Officer na it.com Domains, para entender o que esperar e quais tendências do setor de domínios essa rodada pode revelar.
it.com Domains: Vamos começar explicando o que são TLDs.
Joe Alagna: Um domínio de nível superior (TLD) é o nível mais alto do sistema de nomes de domínio da Internet. Em termos simples, é a parte que vem depois do ponto em um nome de domínio, como .com, .net, .org etc.
O primeiro bloco de gTLDs foi criado em 1984. Apenas sete deles estavam disponíveis de forma geral, incluindo .com, .net, .org, .edu, .mil e .gov. Em 1986, cerca de 200 domínios de nível superior com código de país (ccTLDs) foram adicionados, operados principalmente por governos. Desde então, houve vários outros lançamentos de TLDs. Entre eles:
- .int, destinado a organizações internacionais baseadas em tratados, como a ITU e a WIPO (lançado em 1988);
- sete TLDs: .aero, .biz, .coop, .info, .museum, .name e .pro (lançados em 2000);
- oito TLDs patrocinados (sTLDs) – .mobi, .tel, .post, .asia, .cat, .jobs, .travel e .xxx (lançados entre 2004 – 2011).
Desde 2012, mais TLDs foram introduzidos. A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que regulamenta a nomenclatura na Internet, lançou o programa de novos domínios genéricos de nível superior (gTLD) para promover o crescimento do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e torná‑lo mais versátil.
Nos anos seguintes, a comunidade online passou a ter acesso a mais de 500 novas extensões, incluindo .sexy (2012), .online (2015), .xyz (2014), .top (2014), .club (2014) e muitas outras.
it.com Domains: O que vem a seguir para o programa de novos gTLDs?
JA: A oportunidade de se candidatar e operar seu próprio novo TLD não aparece com frequência. Até 2012, apenas alguns poucos novos TLDs eram adicionados, operadas por meio de contratos com a ICANN por operadoras de registro privadas especializadas que entendiam como o sistema de nomes de domínio funciona.
No entanto, o programa de novos gTLDs levou essa capacidade ao mundo todo. Esse programa busca introduzir TLDs ilimitados no banco de dados da zona raiz, aumentar a concorrência, fomentar a inovação e oferecer mais opções aos consumidores.
Durante a janela de quatro meses para inscrição, entre abril e julho de 2012, foram feitas mais de 1.900 candidaturas. No fim, cerca de 1.100 foram aprovadas. Hoje, o número de domínios de nível superior está em torno de 1.500. Isso oscila, já que alguns que se candidataram mudaram de ideia, e outros ficam retidos por vários motivos.

A próxima rodada, prevista para 2026, será uma oportunidade para se candidatar e, posteriormente, operar seu próprio novo TLD. Qualquer pessoa pode se candidatar, desde que atenda aos requisitos da ICANN. Isso inclui indivíduos e organizações públicas ou privadas.
Podemos esperar mais extensões voltadas a organizações, temas, comunidades, culturas, idiomas e interesses dos clientes.
it.com Domains: Em que a nova rodada será diferente das anteriores?
JA: A nova rodada de candidaturas será, em muitos aspectos, semelhante ao que aconteceu em 2012. A ICANN vem discutindo melhorias nas reuniões do “Subsequent Process (Subpro)” há vários anos.

Acredito que mais nomes de domínio serão oferecidos em diferentes idiomas e sistemas de escrita na próxima rodada. A última rodada incluiu vários nTLDs não latinos, incluindo para árabe, chinês ou cirílico. Por exemplo, o TLD chinês .移动, que significa “.mobile”. No entanto, o número desses nTLDs ainda é relativamente baixo. A ICANN pretende ampliar a variedade de TLDs disponíveis, incluindo esses não latinos.
Isso expande o DNS, permitindo que falantes de idiomas que não usam o alfabeto latino acessem a Internet em sua própria língua. Também oferece mais opções de identidade online para usuários ao redor do mundo, promovendo concorrência e inovação.
As taxas da ICANN estão estimadas em cerca de US$ 280.000 para se candidatar a um novo TLD nesta rodada. Outros custos também estarão envolvidos, incluindo consultoria, serviços de registro, políticas e honorários jurídicos.
Muitos dos rótulos mais cobiçados (sequências de letras) já foram solicitados, então esta rodada provavelmente irá mais fundo em ideias e combinações de palavras de nicho.
it.com Domains: Quais tendências devemos esperar na nova rodada?
JA: Muito provavelmente, duas tendências vão dominar a próxima rodada.
Em primeiro lugar, é provável que haja mais rótulos geográficos, possivelmente .chicago, .atlanta ou outras cidades e regiões que não foram solicitadas na última vez. O interesse anterior por esses domínios comprova isso.
Lá em 2007, na ICANN International Public Meeting em San Juan, Porto Rico, houve um workshop sobre TLDs geográficos*. Naquele evento, .berlin, .cat, .nyc e .paris estavam entre os domínios apresentados.
Em 2012, a ICANN recebeu aproximadamente 66 candidaturas geográficas. Algumas cidades não vão querer ficar de fora desta rodada. A tabela abaixo mostra várias que existem atualmente:

Em segundo lugar, devemos ver mais candidaturas de empresas de blockchain que promovem domínios Web3. Essas empresas agora percebem que registrar sua marca exclusiva em um novo gTLD pode aumentar suas chances de sucesso. Ou seja, elas agora veem os benefícios de trabalhar com a ICANN.
A empresa “D3”, fundada pelo veterano do setor Fred Hsu, está liderando essa tendência. Recentemente, eles depositaram pedidos de registro de marca correspondentes aos nomes de seus novos gTLDs: .ape e .magic. A D3 se associou a algumas empresas que promovem NFTs e domínios Web3 e planeja ajudar esses negócios de domínios em blockchain a obter seu próprio novo TLD na próxima rodada.
*Um TLD geográfico (geoTLD) é um nome informal para um TLD que tem o nome de, ou está relacionado a, uma comunidade geográfica, geopolítica, étnica, linguística ou cultural específica.
it.com Domains: A tendência de extensões de domínio relacionadas a TI vai continuar?
JA: É provável que a tendência continue na próxima rodada de novos gTLDs. O mercado de serviços de TI deve atingir US$ 1,81 trilhão até 2029, impulsionando a demanda por domínios relacionados a TI. Por isso, não surpreende que a tendência de usar extensões de domínio ligadas à TI esteja mais forte do que nunca. Podemos ver isso pelo relatório de palavras‑chave da Afternic, que mostra que termos como “ai”, “it” e “tech” estão consistentemente entre as principais escolhas mensais.
Suspeito que muitos rótulos relacionados a TI que não foram solicitados da última vez serão alvo de candidaturas, mas não quero especular nem dar exemplos porque talvez apresentemos algumas nossas e não quero dar dicas aos concorrentes.
it.com Domains: A nova rodada vai afetar domínios de terceiro nível?
JA: Vai, sim. Quando centenas de novas extensões chegam ao mercado, isso tira a atenção de registradores e usuários finais. Mais opções podem reduzir a demanda por produtos existentes.
Extensões de domínio como .it.com estão apenas começando a jornada. Como nosso CEO, Andrey Insarov, mencionou no artigo The State of the Industry 2024, domínios de terceiro nível ainda têm de três a quatro anos para se firmar e provar sua viabilidade e atratividade. Os fatores‑chave para o sucesso serão os orçamentos envolvidos e a expertise em marketing. Qualquer novo domínio relacionado a TI (de nível superior ou de terceiro nível) vai precisar estar no mais alto nível.
it.com Domains: Como é o futuro para os nTLDs?
JA: Novos TLDs simplesmente oferecerão mais opções aos consumidores. No passado, havia poucos sufixos sensatos (.com, .net, .org, .info, .biz). Agora, existem centenas de opções à direita do ponto e, em breve, haverá centenas a mais.
Criadores de sites terão mais opções, mas, em geral, os consumidores continuarão confiando mais em domínios que terminam em .com do que em outros. Com o tempo, isso pode mudar à medida que usuários mais jovens entrarem no mercado. Eles certamente serão menos comprometidos com domínios .com, mas velhos hábitos custam a morrer. A terminação .com (e subdomínios como .it.com) terá uma vida longa e útil.
Quer aprender com os principais especialistas do setor? Visite o blog da it.com Domains e siga‑nos nas redes sociais.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também
Opinião de especialistas
- 7 min de leitura

Opinião de especialistas
- 12 min de leitura

Opinião de especialistas
- 7 min de leitura

Opinião de especialistas
- 12 min de leitura
