O que é um TLD de marca e sua empresa precisa dele?

  • por Ilona K.
O que é um TLD de marca e sua empresa precisa dele?

Índice

  1. O que é um TLD de marca (ou extensão, ou sufixo)?
  2. Por que as empresas precisariam de um TLD de marca?
  3. Por que TLDs de marca podem não ser a sua escolha?
  4. Quais são as alternativas?

Extensões de domínio de marca como .microsoft, .netflix ou .samsung certamente rendem bons pontos de prestígio para a empresa. Porém, ter seu próprio TLD (domínio de nível superior) tem um custo. As empresas encaram um dilema: vale a pena investir centenas de milhares de dólares na criação do seu próprio TLD ou é melhor usar sufixos de domínio existentes para seus sites?

Vamos explorar todas as nuances para entender melhor quando uma empresa precisa de uma extensão de marca.

O que é um TLD de marca (ou extensão, ou sufixo)?

Um TLD de marca é um domínio de nível superior personalizado, de propriedade exclusiva de uma única empresa e alinhado à sua marca:

  • .google;
  • .apple;
  • .bmw.

O objetivo de uma extensão de domínio de marca é ampliar a visibilidade da marca no mercado, e não descrever os produtos e serviços da empresa. Ela indica claramente a propriedade do site pela empresa e ajuda a promover sua imagem. Por exemplo, a Audi criou seu próprio sufixo de domínio e registrou mais de 1.700 sites para seus diversos produtos e redes de concessionárias dentro dele, para fortalecer sua presença online e sustentar sua identidade de marca.

As zonas de domínio de marca são criadas por meio da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), como parte do New gTLD Program. O processo envolve enviar uma solicitação, verificar conflitos com marcas existentes, pagar taxas e configurar a infraestrutura técnica.

Em seguida, é preciso pagar uma taxa de inscrição. Em 2012, a taxa de inscrição do New gTLD Program foi de $185.000, dos quais $5.000 eram um depósito. Na próxima rodada do New gTLD, que já começou, a taxa de inscrição será de $227.000.

Por que as empresas precisariam de um TLD de marca?

Há muitos motivos para uma empresa optar por registrar sua própria zona de domínio.

1. Proteção de marca e combate ao cybersquatting

Golpistas costumam registrar domínios com os nomes de empresas conhecidas nos TLDs mais populares, como .com ou .net, para enganar clientes. Isso não é possível com uma extensão de domínio de marca; ela apenas hospedará sites de uma única empresa.

Todos os recursos no sufixo pertencem ao proprietário original, o que pode aumentar a confiança nesses sites. Os TLDs de marca permitem que as empresas controlem totalmente seu espaço de nomes de domínio.

2. Gestão do ecossistema digital

Para empresas com várias áreas de atuação, um TLD de marca pode funcionar como um “guarda-chuva” para sites focados em produtos ou serviços. Ao ver a marca na barra de endereços, os usuários lembram com facilidade a ligação entre o produto que estão vendo e a empresa que o fabrica. Portanto, é uma boa ideia interligar sites com serviços diferentes para que os clientes resolvam todos os seus problemas em um só lugar.

Por exemplo, você poderia usar:

  • it.yourbrandname para soluções de TI;
  • cloud.yourbrandname para serviços em nuvem;
  • support.yourbrandname para suporte técnico.

Isso simplifica a navegação e fortalece a associação com a marca.

3. Escolha ilimitada de nomes de domínio

Nomes de domínio curtos e marcantes são fáceis de lembrar e podem impulsionar seu SEO (otimização para mecanismos de busca). No entanto, encontrar um nome em .com ou outros TLDs populares pode ser desafiador. Eles podem já ter sido registrados ou custar caro para comprar. 

Se você tem seu próprio TLD, não precisa se preocupar com os nomes de domínio já estarem ocupados. Você pode usar qualquer nome que quiser.

4. Sem custos extras por nomes de domínio

Se você tem seu próprio TLD de marca, não precisa pagar taxas adicionais para registrar domínios sob ele. Você pode registrar quantos domínios precisar para uso próprio. A única taxa será a manutenção anual do próprio TLD.

Por que TLDs de marca podem não ser a sua escolha?

No entanto, uma extensão de domínio de marca não é para todos. Em dezembro de 2024, a Bentley Motors Limited informou à ICANN que planejava encerrar o contrato de gestão do TLD .bentley. A empresa havia registrado vários domínios na zona .bentley, incluindo extraordinaryjourneys.bentley, service.bentley e events.bentley. Em 15 de fevereiro de 2025, esses domínios foram redirecionados para o site principal da empresa. 

Outros casos em que marcas deixaram de usar suas zonas de domínio próprias são:

  • .canon – registrado em 2016, mas quase nunca é usado.
  • .mtv – o domínio da MTV Networks foi encerrado por baixa demanda. 
  • .suzuki – a empresa abandonou a extensão, focando em .com e .global.

Embora essas empresas não divulguem os motivos exatos para descontinuarem suas zonas, aqui estão alguns típicos que podem desestimular um negócio a considerar um TLD de marca.

  1. Barreiras de entrada. Para obter um TLD de marca, é preciso demonstrar à ICANN a capacidade técnica e operacional para gerenciar o domínio. Além disso, é preciso mostrar estabilidade financeira e titularidade da marca. Além disso, ter sua própria extensão de domínio significa dominar um campo totalmente novo: é preciso saber como administrá-la, quais nuances existem e conhecer as leis e os regulamentos. Em geral, é um grande investimento de tempo. Claro, há serviços como o programa Registry Service Provider (RSP), que ajudam a gerenciar extensões de domínio. Com o RSP, o administrador do sufixo pode organizar facilmente o registro de nomes de domínio e gerenciá-los com eficiência.
  2. Custos elevados (preços apresentados para o New gTLD Program de 2012). Custos diretos: taxa de inscrição de $185.000 e manutenção anual de $25.000 ($6.250 por trimestre). Despesas associadas: configuração da infraestrutura de DNS, treinamento de funcionários, marketing para promover o novo sufixo.
  3. Regras. Por exemplo, nomes de países não são permitidos em extensões de marca. Além disso, se o nome de uma marca for um termo genérico, como car e home, há a possibilidade de a solicitação ser perdida para uma organização que queira criar uma comunidade aberta baseada nesse termo.
  4. Janelas de inscrição. A ICANN define janelas em que você pode solicitar um TLD de marca, e pode haver anos entre uma e outra. O primeiro New gTLD Program foi em 2012 e o segundo começou em abril de 2025.

Quais são as alternativas?

Às vezes é mais fácil usar domínios especializados que já estão associados ao seu nicho.

TLDPara quemExemplos
.it.comEmpresas de TI, startups, negócios italianosstartup.it.com
.storeE-commercegadget.store
.ioProjetos de tecnologiaplatform.io
.cloudServiços SaaSstorage.cloud
.bankInstituições financeirasonline.bank

Ao escolher um TLD existente, a empresa pode se beneficiar de:

  • Disponibilidade. Registrar um domínio sai muito mais barato do que registrar e manter uma extensão de domínio por ano.
  • Variedade de extensões adequadas. Possibilidade de escolher a opção que combine com o tipo de site e o público-alvo. Por exemplo, o sufixo .it.com indica que a empresa oferece serviços de TI ou está baseada na Itália, atraindo assim o público certo.
  • Melhora da visibilidade do site. A escolha certa do TLD pode melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca e ajudar a se destacar dos concorrentes.

Quer saber mais sobre estratégia de domínios nos negócios? Visite o blog da it.com Domains e entre em contato conosco nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.

Leia também

Dicas e truques

5 ferramentas para gestão de mídias sociais

  • 12 min de leitura
5 ferramentas para gestão de mídias sociais

Dicas e truques

7 prompts do ChatGPT para trazer novos clientes para o seu site

  • 8 min de leitura
7 prompts do ChatGPT para trazer novos clientes para o seu site

Dicas e truques

Como otimizar imagens para o seu site

  • 8 min de leitura
Como otimizar imagens para o seu site

Dicas e truques

Erros comuns ao comprar domínios e como evitá-los

  • 9 min de leitura
Erros comuns ao comprar domínios e como evitá-los