O que é um sitemap e como criar um para o seu site
- por Ilona K.

Índice
Imagine que seu site é uma grande cidade com muitas atrações. Sem um mapa, os turistas que o visitam (ou seja, os robôs dos mecanismos de busca) não descobririam nem metade dos lugares que valem a visita. Um sitemap é esse mapa claro, guiando tanto pessoas quanto máquinas a cada ponto de interesse na sua cidade digital.
Neste guia, vamos explicar o que é um sitemap, apresentar os tipos de sitemap e mostrar, passo a passo, como criar um usando ferramentas como um gerador de sitemap.
Por que os sitemaps são importantes
Em poucas palavras, um sitemap .
- Especialistas da SEMRush destacam que sites com sitemaps são mais fáceis de descobrir e têm novas páginas indexadas mais rápido.
- De acordo com o Google, sites grandes, projetos recém-lançados e páginas ricas em mídia dependem de sitemaps para garantir que nenhum conteúdo passe despercebido.
Tipos de sitemaps
Assim como você escolheria entre um panfleto impresso ou um diretório online, existem formatos diferentes de sitemap para “públicos” diferentes.
Sitemap visual
Um sitemap visual é um esboço gráfico da estrutura do seu site, como um fluxograma que mostra como cada página se conecta. Ele ajuda você e sua equipe a identificar links ausentes ou desvios desnecessários antes de construir ou reformular o site.
Ao organizar as páginas em caixas e setas, você obtém uma visão panorâmica clara dos caminhos de navegação e da hierarquia de conteúdo. Você pode criar um facilmente usando um gerador de sitemap visual para arrastar, soltar e reorganizar páginas até que seu sitemap fique no ponto.

XML sitemap
Um XML sitemap é o arquivo nos bastidores que os mecanismos de busca leem. É um arquivo que lista as URLs de um site junto com dados adicionais sobre cada URL (quando foi atualizada pela última vez, com que frequência costuma mudar e qual é sua importância em relação a outras URLs do site), para que os buscadores rastreiem o site de forma mais inteligente.
Se você quiser verificar rapidamente se seu site tem um XML sitemap, tente digitar este endereço no navegador: “https://yourwebsite.com/sitemap.XML.”
Pense nele como as coordenadas de GPS de cada página do seu site. Você pode incluir:
- Localizações das URLs
- datas da última modificação
- frequência de atualização
- configurações de prioridade
Se o seu site é uma rede com filiais internacionais, um XML sitemap com atributos hreflang informa aos mecanismos de busca qual versão regional – US, UK, CA – exibir. Cada entrada associa uma URL a uma tag hreflang para evitar problemas de conteúdo duplicado e encantar visitantes com o idioma certo.
Você pode ter um XML sitemap genérico do seu site e também versões especializadas. Por exemplo, o Video sitemap ajuda o Google a localizar conteúdo em vídeo no seu site, o Image sitemap faz o mesmo com imagens, e o News sitemap permite encontrar conteúdo que pode aparecer no Google News.
A maioria dos plugins de SEO gera automaticamente um XML sitemap, ou você pode usar um gerador de sitemap XML para uma configuração rápida. WordPress, Shopify e outras plataformas costumam incluir a criação automática de sitemap.
HTML sitemap
Ao contrário do XML sitemap, que funciona nos bastidores, um HTML sitemap é visível para todos que visitam seu site. Ele lista suas páginas em um formato simples e clicável. É especialmente útil quando visitantes caem em uma página 404 ou querem apenas uma visão geral rápida.
- Ajuda visitantes que “se perdem”
- Melhora a acessibilidade do site
Como escolher o formato de sitemap ideal para o seu site
Você pode usar os 3 tipos de sitemaps no seu site: um visual para planejar o lançamento ou a reestruturação, um XML para aumentar a descoberta do conteúdo na busca e um HTML para ajudar usuários a navegar pelo seu site.
Formato | Público | Melhor uso |
XML sitemap | mecanismos de busca | Otimização para mecanismos de busca |
HTML sitemap | visitantes do site | Melhorar a experiência do usuário |
Sitemap visual | equipes internas | Lançamento ou reestruturação de site |
Vamos ver mais de perto como criar um XML sitemap, já que ele pode impulsionar métricas reais de desempenho.
Como criar um XML sitemap para o seu site
Criar um sitemap é mais fácil do que montar um móvel da IKEA – e sem precisar de chave Allen.
- Reúna suas URLs
Anote todas as páginas que você quer indexar – por exemplo, homepage.it.com, blog.it.com, shop.it.com. - Escolha sua ferramenta
- Para robôs: experimente um plugin de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) ou um gerador de sitemap XML.
- Para pessoas: faça um esboço com um gerador de sitemap visual.
- Um modelo de sitemap dá a você um ponto de partida visual.
- Defina as propriedades
Atribua frequências de atualização, prioridades e datas da última modificação a cada URL. É como carimbar um “abre diariamente” na porta de cada loja. - Valide seu arquivo
Passe seu arquivo XML em um verificador de sitemap online para detectar links quebrados antes de publicar e confira as boas práticas de sitemap do Google. - Envie para os mecanismos de busca
Envie o sitemap.XML para a raiz do seu site (por exemplo, https://www.it.com/sitemap.xml) e registre-o no Google Search Console, em “Sitemaps”.

Aqui vai um exemplo de sitemap em XML – pense nele como o arquivo de GPS que você entrega aos mecanismos de busca:

Os sitemaps são heróis anônimos da web – guiando, silenciosamente, usuários e robôs. Agora você já sabe o que é um sitemap, por que ele é vital e como criar um em minutos com um gerador de sitemap ou um modelo. Configure seu sitemap, envie-o e veja suas páginas serem descobertas mais rápido.
Perguntas frequentes
O que é um sitemap?
Um sitemap mapeia todas as páginas do seu site. Um XML sitemap é para mecanismos de busca, enquanto um HTML sitemap é um diretório clicável para visitantes.
Como posso obter o sitemap de um site?
Tente visitar yourdomain.com/sitemap.XML ou procure um link “HTML sitemap” no rodapé. Você também pode usar um gerador de XML sitemap para rastrear e exportar todas as páginas.
Como usar sitemap em SEO?
Envie seu XML sitemap no Google Search Console. Ele informa ao Google sobre conteúdo novo ou atualizado para que suas páginas apareçam nos resultados de busca mais cedo.
O que é um sitemap no design de UX?
Em UX, um sitemap é um diagrama visual da estrutura do seu site – como um wireframe de navegação – que ajuda designers a planejar as jornadas dos usuários.
Qual é um exemplo de sitemap?
Um exemplo de XML sitemap começa com <urlset> e inclui entradas <url> com as tags <loc>, <lastmod>, <changefreq> e <priority>, como mostrado acima.
Como gerar um sitemap?
Use um plugin de CMS, um gerador de XML sitemap online ou comece com um modelo de sitemap e personalize-o para o seu site. Se precisar de orientação detalhada, confira um tutorial de criação de sitemap XML da ScreamingFrog.
Quer fazer seu site trabalhar ainda mais para o seu negócio? Visite o it.com Domains blog e siga-nos nas redes sociais.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também



