O futuro do web design: tendências e inovações de 2023

  • por Ilona K.
O futuro do web design: tendências e inovações de 2023

Web design é fundamental para o sucesso online de qualquer marca. Como já estamos entrando na reta final de 2023, para ajudar você a definir sua estratégia web para 2024, aqui estão algumas tendências marcantes de web design e as inovações que as impulsionam.

É difícil superestimar o poder que o web design tem sobre a forma como os sites são percebidos. 90% das informações processadas pelo cérebro são visuais, e elas são processadas 60.000 vezes mais rápido do que o texto.

No entanto, as abordagens de web design estão em constante evolução para refletir a natureza sempre mutante da Internet. Web designers não estão mais presos aos computadores, pois podem levar seus esforços criativos para quase qualquer dispositivo.

Inovações impulsionam novas tendências, que por sua vez abrem caminho para uma experiência do usuário melhor ao criar interfaces simples, claras e versáteis.

Tendências e inovações de web design em 2023

A evolução do web design anda de mãos dadas com os principais desenvolvimentos das tecnologias de internet. Inovações tecnológicas definem as regras do jogo do web design. Além disso, existem estratégias de tendência que qualquer marca pode usar para vencer esse jogo. Vamos ver ambas e entender como podem ser úteis.

Internet das Coisas (IoT)

O desenvolvimento da Internet das Coisas está avançando a um ritmo impressionante, e a maioria dos dispositivos IoT pode exibir conteúdo da web. Agora que até uma geladeira ou cafeteira pode exibir um site, os web designers precisam considerar interfaces adaptativas que sejam independentes do dispositivo.

A maioria dos dispositivos IoT pode exibir conteúdo da web

Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML)

IA é um tema em alta em muitos setores, e o web design não é exceção. Ferramentas de visualização com IA, como DALL‑E e Midjourney, ajudam a prototipar ideias rapidamente, enquanto prompts inteligentes no Figma, Canva e Adobe XD aceleram o trabalho em layouts. Como resultado, web designers podem se concentrar em aspectos mais criativos e estratégicos do design, enquanto a IA cuida das tarefas mais repetitivas. Alguns outros exemplos de design com IA incluem:

  1. Conteúdo dinâmico com base nos interesses do usuário. Isso é comum nas redes sociais, onde o conteúdo é recomendado aos usuários com base em seus likes e nos perfis que seguem.
  2. Otimização da busca por voz e por texto no navegador. A IA pode ajudar a estruturar a arquitetura da informação dos sites para permitir descoberta rápida por assistentes de busca inteligentes.
  3. Seleção de cores e personalização de interface. A IA pode apoiar testes A/B com múltiplas variações de cores, botões de CTA, opções de interface etc.

Interface de usuário por voz (VUI)

Com a popularização de assistentes como Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple, as interfaces de usuário por voz (VUI) se tornaram cada vez mais populares. A VUI permite que usuários interajam com dispositivos e sites usando a voz em vez de digitar. 

Nos próximos anos, a influência da VUI continuará crescendo, levando web designers a adaptar sites e outros dispositivos para assistentes de voz. Uma boa VUI permite que os usuários encontrem facilmente as informações de que precisam e interajam com o site por meio de comandos de voz.

Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR)

As tecnologias de VR e AR, embora não sejam novas, só agora estão ganhando popularidade e distribuição mais ampla. AR e VR são amplamente usadas em educação, mídia, saúde, marketing, lojas virtuais e vários serviços online. Com a ajuda dessas tecnologias, web designers podem criar interfaces mais envolventes e interativas e aprimorar a experiência do usuário. 

O site da IKEA se destaca no uso de AR, permitindo que usuários vejam como seus produtos ficariam em qualquer ambiente.

IKEA os consumidores podem ver como os produtos ficariam em seu ambiente

Chatbots

Outra parte integral do web design são os chatbots. Essa é outra tendência que nos acompanha há algum tempo e que vem ganhando cada vez mais importância. O chamado design conversacional está se tornando parte essencial da experiência no site. 

O design conversacional envolve os usuários com recursos semelhantes a uma conversa. Regras básicas para projetar conversas para software, apresentadas nos recursos do Google Design e descritas por muitos profissionais de UX, incluem:

  1. Não transforme o chat em um aplicativo. Menus complexos e com várias etapas funcionam melhor dentro de aplicativos do que em chats. A comunicação com um bot geralmente segue o padrão “solicitação do usuário” > “resposta do bot”, sem grandes ramificações.
  2. O diálogo deve ser simples. Não é necessário construir uma árvore de diálogos com ramificações e prever todas as possíveis respostas do usuário. O usuário vai se cansar rapidamente de diálogos complexos. É absolutamente normal que o bot defina com clareza os limites dentro dos quais opera.
  3. Comandos e conjuntos de botões são maneiras de tornar a resposta do usuário estruturada. Portanto, preste atenção ao seu design. Eles devem ser intuitivos e chamativos. Uma interface conversacional bem projetada deve deixar claro o que acontece quando uma resposta rápida específica é selecionada. Os usuários devem conseguir prever os resultados de suas ações.
  4. O design do chatbot deve corresponder ao design principal do site. Ele precisa se encaixar harmoniosamente no ambiente geral.

Design adaptativo

Diversos estudos de marketing concordam que a maioria dos usuários vai abandonar um site se ele não for exibido corretamente no seu dispositivo, seja computador, tablet ou smartphone.

O presente e o futuro do web design focam em permitir que os usuários acessem conteúdo em sites que sejam exibidos igualmente bem em todos os dispositivos, independentemente do tamanho da tela.

Site de página única

Empresas e usuários nem sempre precisam de sites grandes, com várias camadas e muita informação. Por isso, algumas marcas estão recorrendo a sites de uma página para exibir todas as informações em um só lugar e economizar na manutenção. Os usuários só precisam rolar para cima ou para baixo, sem o incômodo de navegar por menus. O site da And Apartments – um complexo de apartamentos de alto padrão em Braddon, na Austrália – é um bom exemplo de site de uma página.

Do ponto de vista do web design, é essencial acertar em uma interface que traga todo o conteúdo necessário e ainda assim permaneça limpa e fácil de navegar.

Tema escuro

Temas escuros se tornaram populares entre usuários de redes sociais e aplicativos móveis. Web designers embarcaram nessa tendência criando duas versões de sites e aplicativos: clara e escura.

Aqui vão alguns motivos pelos quais essa tendência seguirá em alta nos próximos anos:

  1. É estiloso.
  2. Temas escuros economizam bateria.
  3. Há bem menos fadiga visual.
  4. À noite, o conteúdo em tema escuro é muito mais fácil de ler.
O tema escuro pode deixar seu site mais original

Minimalismo

Leve, arejado e sem nada supérfluo – isso é, em poucas palavras, um ótimo design de site. Web designers usam tipografia, imagens de produtos centralizadas ou efeitos 3D para manter seus sites alinhados à tendência do minimalismo.

Minimalismo no site da Braun

Tipografia

Tipografia é o design artístico do texto usando fontes, símbolos e sinais. A tipografia é poderosa, pois não só pode tornar o conteúdo do seu site mais legível, como também transmitir a mensagem e a identidade da sua marca.

Algumas opções de tipografia em alta incluem:

Retrô condensada

Liquificada

Psicodélica

Vintage

Art Nouveau

Ilegível

A tipografia não convencional é adequada para uma variedade de projetos e sites, incluindo festivais e sites criativos. Porém, pode não ser tão eficaz para landing pages de venda e sites publicitários, a menos que seja um site tipo cartão de visitas para uma empresa que quer mostrar sua criatividade.

Produtos em destaque

Os web designers modernos entendem o papel do design centrado no produto. Uma landing page minimalista e concisa, com o produto em destaque, permite que os usuários determinem rapidamente se devem continuar a jornada pelo site.

Design centrado no produto da Apple: iPhone e nada mais

Elementos 3D

Elementos 3D trazem novidade e profundidade aos sites. Com eles, designers podem criar toda uma narrativa visual que engaja os usuários sem tomar muito do seu tempo. Há também uma tendência de sobreposição de camadas e sombras, criando um efeito 3D.

Efeitos 3D podem tornar um site mais interessante

De modo geral, o futuro do web design vai se orientar para um acesso melhor e mais rápido à informação, uma experiência do usuário aprimorada e interfaces mais intuitivas. Novas tecnologias de internet, exigências dos usuários e mudanças no comportamento do consumidor estão estabelecendo novas tendências, enquanto a simplicidade e o minimalismo continuam definindo o padrão geral. Uma estratégia vencedora para 2024 é focar em transmitir a mensagem da sua marca por meio de um web design moderno e, ao mesmo tempo, centrado no usuário. 

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.

Leia também