IA, filosofia e um toque de xadrez: 5 recomendações de livros de Andrey Insarov, CEO da it.com Domains

  • por Ilona K.
IA, filosofia e um toque de xadrez: 5 recomendações de livros de Andrey Insarov, CEO da it.com Domains

Índice

  1. Klara and the Sun, de Kazuo Ishiguro 
  2. Every Move Must Have a Purpose: Strategies from Chess for Business and Life, de Bruce Pandolfini 
  3. Do You Remember Being Born?: A Novel, de Sean Michaels 
  4. Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry into Values, de Robert M. Pirsig 
  5. Freakonomics, de Steven Levitt e Stephen J. Dubner

Olá, pessoal!

Enquanto curtimos uma temporada de festas aconchegante, eu olhei para o ano que passou sob a ótica da indústria de tecnologia. E, olha, foi intenso. A disseminação da IA atingiu um nível sem precedentes. Até hoje, o ChatGPT afirma ter mais de 180 milhões de usuários. Isso me faz pensar: como a interação entre a inteligência humana e a artificial está mudando a forma como vivemos e trabalhamos? E, afinal, o que o conceito de inteligência vai significar daqui para frente?

O inverno é, sem dúvida, a melhor época para mergulhar na leitura, deixando as ideias apurarem como um bom vinho quente. Então, reuni a lista dos meus livros favoritos que li (ou reli) em 2023 – um pouco sobre IA, inteligência e xadrez – para buscar inspiração para 2024.
Então, acomode-se e aproveite.

Klara and the Sun, de Kazuo Ishiguro 

Escrito pelo vencedor do Nobel Kazuo Ishiguro, “Klara and the Sun” é um romance de ficção científica instigante que se aprofunda nas implicações morais da inteligência artificial. Pela perspectiva em primeira pessoa de Klara, uma robô inteligente e empática, o livro explora os dilemas éticos dos avanços tecnológicos. 

A obra traça paralelos curiosos entre a inteligência natural e a artificial, entre o emocional e o racional, e leva a refletir sobre o que inteligência e intelectualidade realmente significam.

O talento de Ishiguro para desvendar a conexão problemática entre a humanidade e o mundo moderno fica evidente em sua exploração da mudança e do progresso tecnológico. “Klara and the Sun” dá continuidade a essa narrativa depois do famoso “Never Let Me Go”.

Para mim, este livro foi, sem dúvida, uma inspiração do ano, e eu o recomendo muito para quem trabalha com tecnologia, inteligência artificial ou internet. Ele ajuda a encontrar o rumo moral certo no trabalho do dia a dia e a considerar os aspectos éticos na busca por impactos positivos na sociedade.

Every Move Must Have a Purpose: Strategies from Chess for Business and Life, de Bruce Pandolfini 

Bruce Pandolfini, um renomado autor, professor e treinador de xadrez, é considerado o professor de xadrez mais experiente dos Estados Unidos. Com base em sua ampla experiência, ele entrelaça as estratégias do xadrez com lições de vida aplicáveis. O livro começa com uma mensagem clara: cada lance no xadrez, assim como cada decisão na vida, precisa ter um propósito. Pandolfini mostra como essa filosofia pode ser aplicada a muitos aspectos da vida, indo do planejamento estratégico e do pensamento crítico à tomada de decisões e à adaptabilidade.

O diferencial deste livro é conseguir atender tanto aos entusiastas do xadrez quanto a leitores em busca de estratégias de vida perspicazes. Pandolfini integra exemplos de partidas profissionais, permitindo que os leitores vejam conceitos poderosos em ação. O autor incentiva o pensamento estratégico e a autorreflexão, enfatizando a importância da improvisação, da adaptabilidade e de abordagens inovadoras. 

Altamente recomendado para aficionados por xadrez, profissionais de negócios e qualquer pessoa decidida a mergulhar fundo na análise da vida como um jogo de xadrez.

Do You Remember Being Born?: A Novel, de Sean Michaels 

Um dos melhores livros de 2023 que também discute a interação humano – IA. “Do You Remember Being Born?” do vencedor do Scotiabank Giller Prize, Sean Michaels, acompanha a história de Marian Ffarmer, uma poeta já idosa que recebe um convite de uma empresa de tecnologia na Califórnia para colaborar com o bot de poesia de IA deles, chamado Charlotte.

Aceitando a proposta com relutância, Marian passa a questionar a natureza de fazer arte como um esforço solitário.

Por meio de sua colaboração com a IA, ela explora sua história pessoal, revisita a própria vida e, aos poucos, chega mais perto de entender o que realmente significa ser humano.

Este livro não apenas explora a colaboração humano – IA dentro do enredo, como também incorpora essa colaboração. Michaels insere com habilidade trechos que a IA escreveu no próprio livro. 

Eu recomendaria este livro para quem busca uma história cativante e muito humana sobre a tecnologia moderna e seu efeito em diferentes partes da nossa vida.

Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry into Values, de Robert M. Pirsig 

Escrito por Robert M. Pirsig, “Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry into Values” é um romance filosófico que explora os temas complexos da existência humana, o propósito da vida e o conflito entre arte e ciência.

A narrativa acompanha o autor e seu filho em uma viagem de motocicleta pelo interior dos Estados Unidos. No entanto, o livro está longe de ser apenas um diário de viagem – é, sobretudo, uma exploração introspectiva dos significados mais profundos por trás das complexidades da vida.

Pirsig entrelaça elementos de filosofia, psicologia e mecânica para criar uma jornada de autodescoberta instigante e esclarecedora.

Zen and the Art of Motorcycle Maintenance é um clássico que merece um lugar nas estantes tanto de entusiastas da filosofia quanto de profissionais de negócios e leitores ocasionais.

Freakonomics, de Steven Levitt e Stephen J. Dubner

De autoria de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner, “Freakonomics” é um livro muito popular que causou alvoroço quando foi lançado em 2005. Ele oferece uma exploração bastante incomum das conexões entre economia e diversos fenômenos sociais. Nada convencional para economistas, em particular.

Ao explorar por que professores colam em escolas de Chicago até desvendar a verdade por trás de lutas de sumô, os autores trazem muitos exemplos instigantes acompanhados de análises estatísticas convincentes. Isso ajuda os autores a transitar da economia tradicional para uma mistura de estatística, sociologia e mineração de dados.

O livro faz um ótimo trabalho ao derrubar crenças comuns e oferecer novas perspectivas sobre aspectos sociais básicos da nossa vida. Eu o recomendaria a quem quer uma nova visão sobre o nosso mundo, seus mecanismos e suas engrenagens. Espero ter conseguido inspirar você a pegar um ou dois livros. E, se você estiver em busca de leituras mais envolventes e úteis, continuaremos a compartilhar nossa experiência e nossos insights para impulsionar as estratégias digitais do seu negócio aqui no it.com Domains blog.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.