Estacionamento de domínios: o que é e como usar

  • por Ilona K.
Estacionamento de domínios: o que é e como usar

Índice

  1. O que é um domínio estacionado?
  2. Para que serve um domínio estacionado?
  3. Como estacionar um domínio

Estacionamento de domínios, a prática de comprar domínios e deixá-los reservados para uso futuro, pode ser uma estratégia valiosa para proteção de marca, permitindo reservar nomes para projetos futuros ou até vendê-los com lucro. Vamos ver como estacionar domínios e por que você pode querer fazer isso.

Se você ainda está na fase de planejamento, vale a pena registrar domínios com antecedência, antes de ter um site, quando o nome não estará ligado a nenhum tipo de página? A resposta é sim: registre o domínio e use o estacionamento de domínios.

O que é um domínio estacionado?

Um nome de domínio geralmente está associado a um site. Por exemplo, quando falamos sobre get.it.com, normalmente nos referimos à página principal do site da it.com Domains.

No entanto, se você não tem um site ou uma página, mas quer registrar um domínio, é possível estacioná-lo.  

Um domínio estacionado é um domínio registrado que não está sendo usado ativamente. Ainda assim, um domínio estacionado pode redirecionar para o domínio principal ou para uma página de anúncios.

Geralmente, uma página estacionada terá conteúdo padrão fornecido pelo provedor de hospedagem ou pelo registrador. Ao clicar em um link para um domínio estacionado, você provavelmente verá uma página com uma mensagem de erro dizendo “Este site não pode ser acessado” ou “Este domínio está estacionado”. 

Um domínio estacionado também pode direcionar para uma página com anúncios. Em alguns casos, um domínio estacionado pode levar para a mesma página do domínio principal do seu site. Nessas situações, é comum chamá-lo de “alias” do nome de domínio principal.

Você pode registrar um domínio estacionado por qualquer período, como um domínio comum. Para registrar o nome, você paga ao registrador de acordo com a tarifa estabelecida.

Para que serve um domínio estacionado?

Você pode usar um domínio estacionado para diversos objetivos, como:

Registro futuro. Se você ainda não tem um site pronto, mas já escolheu um nome de domínio e teme que alguém possa registrá-lo, você pode se antecipar aos concorrentes garantindo o domínio. Isso significa que ele será seu e mais ninguém poderá registrá-lo. Você pode manter o domínio assim pelo tempo que precisar, desde que renove o registro dentro do prazo.

Proteção contra cybersquatting. Cybersquatters são pessoas que registram nomes de domínio que incluem nomes de empresas conhecidas, localidades, produtos e outros itens reconhecíveis. Elas fazem isso para lucrar com esses nomes depois. Podem revendê-los por um preço mais alto ou usá-los em atividades fraudulentas.

Para se proteger do cybersquatting, você pode registrar domínios que soem semelhantes ao seu domínio principal e estacioná-los. Assim, se alguém tentar registrar um domínio com o nome da sua empresa, não conseguirá. 

Proteção contra erros de usuários. Às vezes, as pessoas digitam o nome de um site com erros. Para evitar confusão e levar os visitantes ao lugar certo apesar dos deslizes de digitação, você pode usar um domínio estacionado semelhante ao seu domínio principal, ou um domínio gêmeo, para redirecionar os usuários ao seu site principal. 

Se você sabe quais são os erros de digitação mais comuns dos seus clientes ao escrever o nome do domínio, pode registrar domínios adicionais com esses erros e configurar redirecionamentos para o site principal. Nesse caso, os domínios estacionados terão o mesmo endereço IP do site principal e levarão ao mesmo conteúdo.

Aguardando mudanças legais ou regulatórias. Em alguns casos, questões legais ou regulatórias podem impedir o uso imediato do domínio. Estacionar o domínio pode ser uma solução temporária até que qualquer pendência jurídica seja resolvida.

Geração de renda. Alguns proprietários querem gerar renda passiva com seus domínios estacionados. Eles optam por um serviço de estacionamento de domínios, no qual o registrador cria uma página usando o nome do domínio para hospedar anúncios. A receita desses anúncios é então compartilhada entre o dono do domínio e o registrador.

Você também pode comprar e estacionar um nome de domínio com potencial para se tornar popular e valorizar com o tempo, para vendê-lo no futuro e obter lucro.

Como estacionar um domínio

Se você decidir estacionar um domínio, é possível fazer isso de várias formas:

1. Estacionamento por meio do registrador 

Alguns registradores permitem estacionar um domínio pela sua conta de usuário. O processo é simples – porém, as etapas podem variar conforme o registrador escolhido. Procure seções como “Domain Parking”, “DNS”, “Domains”, entre outras. 

2. Estacionamento automático 

Em alguns serviços, você não precisa se preocupar em gerenciar o estacionamento do seu domínio. Esse processo acontece automaticamente quando você compra um nome de domínio. Por exemplo, ao registrar um domínio pela it.com Domains, ele será colocado imediatamente em status de estacionado até que você opte por usá-lo ativamente.

Usuários que clicam no domínio estacionado veem uma página com as cores corporativas da it.com Domains.

Quando os usuários clicam em um domínio estacionado, é exibida uma página com a identidade visual e as cores corporativas da it.com Domains.

3. Vincular um domínio a uma página vazia 

Você pode vincular um domínio a uma página vazia sem custo usando o serviço Blogger do Google. Primeiro, cadastre-se no serviço e vá até a seção “Settings”. Em seguida, encontre o bloco “Publishing” e clique em “Custom domain”.

Ao tentar inserir um domínio pela primeira vez, o serviço pode mostrar um erro, o que é normal. Basta seguir as instruções fornecidas. O segundo registro será exclusivo e vinculado à sua conta do Google. Depois de alterar os registros de DNS, será preciso aguardar um pouco para concluir o processo.

Quer saber mais sobre estratégias de nomes de domínio para o seu negócio? Visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.

Leia também

Dicas e truques

5 ferramentas para gestão de mídias sociais

  • 12 min de leitura
5 ferramentas para gestão de mídias sociais

Dicas e truques

7 prompts do ChatGPT para trazer novos clientes para o seu site

  • 8 min de leitura
7 prompts do ChatGPT para trazer novos clientes para o seu site

Dicas e truques

Como otimizar imagens para o seu site

  • 8 min de leitura
Como otimizar imagens para o seu site

Dicas e truques

Erros comuns ao comprar domínios e como evitá-los

  • 9 min de leitura
Erros comuns ao comprar domínios e como evitá-los