Digitalizando a confiança: como a blockchain pode mudar a propriedade de nomes de domínio – Zainan Victor Zhou, Namefi.io
- por The it.com Domains Team

Índice
Um relatório publicado pela ICANN (The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) no fim de 2024 destaca uma necessidade crescente de colaboração entre sistemas de domínio descentralizados baseados em blockchain e a estrutura existente de governança de nomes de domínio. Embora a ICANN esteja sinalizando isso como um ponto de interesse, as opiniões sobre o papel da blockchain na propriedade de domínios variam bastante.
Para explorar uma das perspectivas sobre o potencial impacto da blockchain, conversamos com Zainan Victor Zhou, especialista em blockchain e no setor de domínios e CEO da Namefi.io. Nesta entrevista, Zhou compartilha sua visão sobre como acredita que a blockchain vai remodelar o espaço de domínios, os desafios de adoção e o futuro dos domínios Web2 e Web3.
NFTs e domínios
it.com Domains: Para começar, conte um pouco mais sobre o que você faz e como vê o papel da Namefi.io no setor de domínios.
Zainan Victor Zhou: Nós tokenizamos nomes de domínio, transformando-os em ativos na blockchain. Isso facilita verificar a propriedade, negociá-los e acessar novos recursos que eram muito difíceis sem a infraestrutura do Web3. Em resumo, permitimos que as pessoas possuam um nome de domínio como um NFT (token não fungível) e abrimos portas para novas ações que proprietários de domínios podem realizar e que antes não conseguiam.
Para começar, a negociação de nomes de domínio tem um problema de velocidade. No modelo tradicional, você registra um domínio com um registrador e, se quiser transferir a propriedade, precisa solicitar o desbloqueio, depois listá-lo em marketplaces, que têm visibilidade limitada, e, assumindo que você encontre o comprador, a liquidação ainda exige muita confiança no intermediário e leva tempo. Seu capital fica imobilizado por um período, e você precisa contar com o suporte ao cliente para facilitar a transferência. Se você possui um domínio como NFT, porém, e deseja transferir a propriedade, pode fazer isso em um segundo confiando apenas no código do smart contract auditável. Nesses termos, blockchains são livros-razão melhores nos quais você pode confiar para possuir, manter e transferir nomes de domínio.
it.com Domains: Você já mencionou que, tradicionalmente, os nomes de domínio são registrados e gerenciados por um sistema centralizado. Como você vê a blockchain transformando a forma como as pessoas possuem e gerenciam nomes de domínio?
ZVZ: Em primeiro lugar, tudo se torna muito rápido, com bem menos chance de atrito ou erros na compra e venda de domínios. Em segundo, desbloqueamos novas maneiras de usar esses ativos. Veja um caso interessante: uma pessoa ou empresa pode querer tomar um empréstimo usando um nome de domínio como garantia. É difícil fazer isso no sistema tradicional, já que quem empresta o dinheiro precisa depender do registrador como fiador. Ao levar seu nome de domínio para a blockchain, o credor e o tomador podem transacionar com a velocidade e as garantias de confiança da blockchain.

Em outro caso de uso, desde que possamos usar criptografia para autorização, também podemos permitir que um grupo de pessoas use o domínio em conjunto. Digamos que você tenha uma empresa em que apenas duas pessoas – um CEO e um CFO – podem autorizar a transferência de propriedade de um domínio. NFTs de nomes de domínio permitirão que a transferência aconteça apenas se, por exemplo, as pessoas necessárias assinarem a operação.
ICANN e blockchain: melhor juntos?
it.com Domains: Eis um cenário. Eu tenho um domínio que obtive de um registrador tradicional e decidi tokenizá-lo como um NFT e vendê-lo. Se eu transferir a propriedade do NFT, haverá um registro sobre a venda no sistema tradicional? Como os sistemas são integrados?
ZVZ: Primeiro, há uma distinção entre nomes de domínio nativos do Web3 e nomes de domínio compatíveis com a ICANN. Existem serviços que operam nomes de domínio nativos do Web3 – por exemplo, os domínios Handshake (HNS), que usam a blockchain para descentralizar o sistema DNS tradicional; ou a Unstoppable Domains (.crypto, .nft, .blockchain etc.), que permite transações cripto fáceis e identidades Web3; ou a Bonfida (.sol), um serviço de domínios para a blockchain Solana. Esses sistemas de nomes de domínio são totalmente on-chain, e a propriedade é nativa da blockchain.
Já no nosso caso, trabalhamos com nomes de domínio Web2 com os quais todos estamos familiarizados desde 1996. Quando o NFT muda de mãos, a venda desses ativos não será refletida imediatamente no registro de proprietários da ICANN, até que o novo dono decida fazer alterações no site.
O registro inserido no sistema tradicional é o identificador do NFT – assim, há um registro de qual NFT representa o ativo on-chain. Se o comprador adquirir o nome como um NFT, a Namefi atua como proprietária em nome do comprador do nome de domínio. Isso significa que o comprador não é reportado aos sistemas tradicionais até o momento em que quiser fazer alterações no site.
Então, se um comprador de domínio quiser apenas manter o nome por motivos de investimento ou porque talvez queira criar um negócio com ele mais tarde, pode guardá-lo em sua carteira sem declarar seus dados pessoais (PII) para sistemas centralizados tradicionais.
it.com Domains: A ICANN atualmente desempenha um papel central na governança de nomes de domínio. Como você vê o DNS descentralizado baseado em blockchain (BDNS) dividindo esse papel com a ICANN no futuro de médio ou longo prazo?
ZVZ: No fim de 2024, Paul Hoffmann, Distinguished Technologist da ICANN, publicou um relatório para explicar à liderança e à comunidade da ICANN as implicações da blockchain para os sistemas de nomes de domínio e destacar a necessidade de compreender melhor e se engajar com os sistemas de nomes em blockchain.
Tradicionalmente, a ICANN tem sido muito conservadora em relação à blockchain, mas o sentimento ficou mais aberto – e, como desenvolvedor focado em padrões no Ethereum e anteriormente no Google, eu vejo isso com bons olhos. Acredito que a blockchain se tornará uma nova base da confiança digital. Enquanto a internet ajudou a digitalizar as informações, entendo que a confiança ainda não foi digitalizada e continua dependendo de abordagens tradicionais.
Embora existam muitos nomes de domínio nativos do Web3 que respeito, o mundo ainda depende de um sistema de domínios centralizado, gerido pela ICANN, para a maioria de nós: URLs que direcionam para páginas da web, e-mails e scripts que rodam em 99% dos dispositivos hoje. Acredito que os trilhos que a tecnologia blockchain oferece vão beneficiar os domínios – quem sabe, talvez em 3 – 5 anos a ICANN esteja executando sua própria blockchain!
Mas não me entenda mal – não acho que a blockchain possa substituir o que a ICANN faz. Minha previsão contrária é que a ICANN será ainda mais relevante nos próximos anos! Deixe-me explicar. Muitas pessoas ainda pensam em domínios no contexto de sites, mas poucos percebem o quanto da confiança que têm em uma marca ou empresa depende da confiança que podem depositar no nome de domínio. Imagine sua empresa favorita perdendo seu domínio. O e-mail deixará de funcionar, você não consegue fazer login no serviço deles e não consegue gerenciar seus pedidos. Toda a sua confiança na forma como você se relaciona com uma organização ou empresa depende do funcionamento confiável do nome de domínio. Com o tempo, a importância dos nomes de domínio como sempre os conhecemos – e da ICANN como força de governança para impedir violações – só vai crescer.
it.com Domains: Há uma discussão agora sobre a ascensão da busca movida por IA, como o AI Overviews do Google, Perplexity ou a busca do ChatGPT. Em uma nova era em que uma plataforma de busca gera uma resposta sobre sua marca, seu domínio se torna uma fonte única de verdade para que as pessoas verifiquem essa resposta. Você concorda?
ZVZ: Com o avanço da IA, falsificações ficam mais difíceis de detectar – e sabemos que a IA pode alucinar. Prevejo que o papel de um domínio será endossar um fato, termos e condições ou um conteúdo que os usuários recebem de outro lugar – da IA, das redes sociais etc.
A forma mais natural para um usuário validar algo sobre uma empresa é acessar o site dela, certo? Para validar a oferta de uma empresa, você vai ao site dela; para validar a afirmação de que John Doe é o CEO de uma empresa, você vai ao site dela. Ou seja, os nomes de domínio servem como um meio primário de confirmação de que o usuário está no lugar certo para validar afirmações, como fonte confiável de informações.
DNS encontra DeFi: transformando domínios em ouro digital
it.com Domains: Voltando à tokenização dos nomes de domínio. Estando no setor, você vê como as pessoas reagem à ideia. Qual é a resposta típica – há dúvidas, equívocos ou barreiras à adoção dessa ideia?
ZVZ: Um dos maiores desafios é que os usuários têm dificuldade em perceber o valor de os domínios serem tokenizados. Ainda assim, tentamos contrabalançar essas dúvidas com a proposta de uma propriedade de domínios mais rápida, segura e líquida. Se seu domínio virar um NFT, qualquer app de DeFi (aplicativo de finanças descentralizadas) poderá trabalhar com ele.
Alguns já tokenizaram e transacionaram nomes de domínio on-chain, e adoram a simplicidade de listar, divulgar e liquidar imediatamente. Nós valorizamos nossos primeiros adotantes e trabalhamos todos os dias para oferecer novas maneiras de monetizar e usar seus nomes de domínio.
it.com Domains: Qual é o risco de tokenizar domínios para os proprietários?
ZVZ: Assim como com qualquer registrador, existe inerentemente algum nível de confiança necessário. O sistema de qualquer registrador pode ficar fora do ar, e podem ocorrer erros humanos ou de computador, mas a blockchain tem uma taxa de erro menor.
Vamos pensar em um cenário negativo de perda de um domínio. Se você possui um domínio com um registrador tradicional e, por algum motivo, uma transferência não autorizada foi processada (ou seja, você perdeu o domínio), é difícil chegar a um consenso sobre por que isso aconteceu. Sua conta foi comprometida? Ou houve um problema no sistema do registrador?
Com a blockchain, haverá uma assinatura da transação on-chain. Você saberá quem autorizou. A separação de responsabilidades é muito clara e isso ajuda a construir confiança.
Assim como nos primeiros dias da internet, a infraestrutura ainda está sendo construída. Com mais liberdade para usar ativos, o usuário precisa ter algum conhecimento – por exemplo, precisa entender o que é uma carteira Web3, como assinar transações, proteger suas chaves e como evitar phishing.

it.com Domains: Há potencial para uma “corrida do ouro” dos nomes de domínio no ecossistema blockchain? Já vimos um interesse significativo em NFTs para diversos ativos digitais no passado. Você prevê um aumento semelhante na demanda por domínios Web2 tokenizados ou por domínios nativos do Web3?
ZVZ: É uma ideia interessante. As pessoas naturalmente gostam de bons nomes. Com a descentralização facilitando a negociação de domínios, imagino um interesse e uma paixão crescentes por nomes de domínio na comunidade Web3. Se você tiver mais liquidez para monetizar sua habilidade de encontrar bons nomes que as pessoas desejam, você também não gostaria de comprar mais nomes de domínio?
it.com Domains: Olhando à frente: qual é a sua visão para o futuro dos nomes de domínio? Em cinco anos, como você imagina o cenário da propriedade de nomes de domínio?
ZVZ: Gostaria de traçar uma analogia com os telefones celulares. Quando as pessoas os usavam apenas para ligar e enviar SMS, eles eram úteis – mas não tão úteis quanto agora, quando você pode usá-los para autenticação, fazer um pedido online ou transmitir um vídeo.
No futuro, os nomes de domínio serão mais do que um destino para conteúdo acessado pelo navegador e e-mails. Eles serão uma ferramenta essencial para publicar fatos comprováveis sobre você, como suas associações com entidades, ativos on-chain que você possui e como vamos simplificar partes do comércio eletrônico. Tanto a ICANN quanto os desenvolvedores de blockchain podem contribuir para isso.
Quer ficar por dentro das tendências do setor? Visite o blog da it.com Domains e conecte-se conosco nas redes sociais.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também
Opinião de especialistas
- 7 min de leitura

Opinião de especialistas
- 12 min de leitura

Opinião de especialistas
- 7 min de leitura

Opinião de especialistas
- 6 min de leitura
