Dicas de vendas de fim de ano de última hora para empresas: como aproveitar ao máximo a temporada de presentes

  • por Ilona K.
Dicas de vendas de fim de ano de última hora para empresas: como aproveitar ao máximo a temporada de presentes

A Black Friday pode até ter terminado, mas a temporada de compras de fim de ano está a todo vapor. Aliás, 79% dos consumidores nos Estados Unidos deixam as compras de presente para as last 2 weeks before Christmas. Confira algumas dicas práticas da it.com Domains para turbinar suas vendas online de última hora e fechar o ano em grande estilo (spoiler – algumas delas são gratuitas!). 

Vencendo a reta final das compras

Antes de todos encerrarmos para um merecido recesso de Natal, ainda dá para conseguir um bom impulso nas vendas de fim de ano. As próximas duas semanas são cruciais para qualquer marca que vende online: segundo a Klarna, cerca de 79% dos consumidores nos Estados Unidos fazem last-minute shopping. Tendência semelhante, de acordo com a Mintel, é observada no Reino Unido, onde a maioria dos presentes é comprada em dezembro.

Essas notícias são particularmente animadoras para marcas que evitaram grandes descontos na Black Friday e na Cyber Monday, ou que não tiveram um desempenho tão bom naquele fim de semana específico. Então, como vencer essa corrida final de compras?

10 maneiras de impulsionar as vendas de última hora

Sem mais delongas, aqui vão dez táticas comprovadas que não exigem muito tempo nem recursos, mas podem gerar um aumento significativo nas vendas online em pouco tempo. E, de quebra, algumas delas não custam nada ou exigem investimento mínimo. 

  1. Crie uma página de destino de “última hora”

A demanda de busca por “presentes de última hora” atinge o pico na semana anterior ao Natal. 

Fonte: Google Trends

Se você criar agora uma página de destino no seu site voltada a “presentes de última hora”, preenchê-la com produtos e enviá-la para indexação prioritária no Google Search Console, pode aumentar suas chances de ser encontrado na busca no pico da demanda. Certifique-se de destacar o link para essa página na página inicial para dar um impulso de visibilidade

Como alternativa, você pode criar um site sazonal independente para capitalize on generic keyword search demand. Se optar por um subdomínio na zona .it.com, dá para conseguir opções interessantes como last-minute-gifts.it.com ou usar um domain hack e registrar um secret-santa.it.com. 

Fonte: it.com Domains
  1. Crie uma contagem regressiva “Receba a tempo”

Receber as compras a tempo do Natal é crucial para os consumidores (mesmo para quem deixa tudo para a última hora). Além disso, cronômetros e contagens regressivas podem gerar, em média, 37.5% engaged conversion rate durante as festas. Com base no seu prazo de envio/entrega, crie um senso de urgência entre os clientes adicionando à página inicial, ou em um pop-up, uma contagem regressiva para “envio a tempo” – aqui estão alguns examples para usar. 

Fonte: Drip.com
  1. Gere FOMO entre seus assinantes

Já tem uma contagem regressiva? Mostre um cuidado extra com sua base atual de clientes, relembrando por e-mail a última data de envio a tempo do Natal. Não há nada de errado em aproveitar o FOMO (medo de ficar de fora) com as datas-limite de remessa, acompanhado de algumas sugestões de produtos personalizadas. E, segundo a MailChimp, terças e quintas-feiras são os melhores dias para disparar e-mails.

  1. Faça uma oferta relâmpago

Ofertas relâmpago valem por um período bem curto (por exemplo, menos de 24 horas). Use essa oportunidade para engajar clientes que perderam as promoções da Black Friday. Pesquisas mostram que ofertas relâmpago podem gerar até 35% increase in conversion rates, e as empresas veem uma taxa de abertura maior em e-mails com ofertas relâmpago vs. a média anual.

  1. Aproveite as listas gratuitas de produtos do Google

Muitas vezes negligenciadas, as listas de produtos do Google são uma ótima forma de aumentar as vendas de e-commerce sem custo. Se você vende produtos online, acesse o Google Merchant Centre e inclua seus mais vendidos no catálogo. A melhor parte: seus produtos aparecerão em vários recursos do Google, incluindo Search, Shopping, Imagens, Maps, YouTube etc.

Fonte: Google Merchant Centre
  1. Use a opção Comprar no Instagram

De acordo com o Instagram, 70% dos compradores recorrem à plataforma ao planejar a próxima compra, enquanto seguir e researching brands é a segunda atividade mais popular. Oferecer a opção de comprar diretamente no Instagram ajuda a encurtar o caminho (e o tempo) entre reconhecimento e conversão. Com algumas ofertas de tempo limitado específicas para o Instagram, isso pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de última hora. 

Fonte: Instagram
  1. Ofereça opções alternativas de presente

Se sua empresa oferece acesso a conteúdo como música, filmes, e-learning etc., este é o momento ideal para destacar essas ofertas depois das datas-limite de envio do e-commerce. Segundo a Mintel, os consumidores preferem cada vez mais presentes intangíveis, com 5% being experiences, 5% de conteúdo digital e 1% de doações para instituições de caridade.

Esta última opção permite evidenciar os valores da sua marca – quase half of people diz estar mais propensa a doar para instituições durante a temporada de festas do que em outros períodos. Você pode fazer parceria com uma instituição de sua escolha e oferecer aos clientes a opção de arredondar a compra para doação, fazer uma doação como presente ou liberar uma doação “gratuita” quando gastarem um determinado valor no seu site. 

Presente para uma pessoa empreendedora? Outro ótimo presente intangível é um nome de domínio premium para o negócio dela. Explore uma seleção de opções no it.com Domains website e encontre um nome na zona .it.com. 

  1. Aproveite a exclusividade

Quer reengajar sua base atual de clientes? Ofereça aos assinantes um desconto adicional ou um frete mais rápido preferencial e comunique isso em todos os seus canais de marketing, começando pelo site e pelas campanhas de e-mail.

Fonte: Walmart

Marcas de beleza como a Glossier e a The Body Shop utilizam essa tática nos períodos de pico.

  1. Use plataformas de anúncios de autoatendimento

Não tem uma agência para coordenar seu investimento em mídia digital? Self-serve ad platforms, como Facebook self-serve Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads e outras, dispensam intermediários e permitem lançar campanhas em minutos. Nessas plataformas, tudo é automatizado: você só precisa criar as campanhas, selecionar públicos-alvo, definir metas e orçamento, criar e publicar os anúncios. 

A maioria das plataformas oferece dicas e sugestões automáticas sobre tudo isso. Então, se sobrou verba de marketing, considere aproveitar a oportunidade para criar uma grande variedade de anúncios, incluindo busca, display, redes sociais e vídeo. 

  1. Ofereça um cartão-presente digital

Por fim, você pode vender cartões-presente digitais até o último minuto antes do Natal. Entregues aos destinatários em minutos por e-mail ou mensagem de texto, os cartões-presente digitais salvam a vida tanto de quem esqueceu de comprar presentes quanto de lojistas que querem maximizar as vendas de fim de ano. Segundo a Blackhawk Network, 22% das vendas de gift cards acontecem na última hora, e 90% dessas vendas são de cartões digitais.

Acha que vales digitais podem ser impessoais? Use-os com um diferencial – por exemplo, permita que quem envia adicione sugestões de produtos para usar o cartão-presente. Um exemplo bacana vem da Goody, que permite enviar um presente por SMS ou pelo app, mas dá ao destinatário a opção de escolher outro produto de valor equivalente. Aliás, é uma opção mais sustentável para divulgar.

E não se esqueça de usar essas táticas para se preparar para a contagem regressiva de Ano-Novo.
Quer turbinar suas vendas online? Visite o it.com Domains’ blog e siga-nos nas redes sociais para descobrir táticas práticas e boas práticas.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.

Leia também

Dicas e truques

5 ferramentas para gestão de mídias sociais

  • 12 min de leitura
5 ferramentas para gestão de mídias sociais

Dicas e truques

7 prompts do ChatGPT para trazer novos clientes para o seu site

  • 8 min de leitura
7 prompts do ChatGPT para trazer novos clientes para o seu site

Dicas e truques

Como otimizar imagens para o seu site

  • 8 min de leitura
Como otimizar imagens para o seu site