Dê xeque-mate na concorrência: como aprender xadrez ajuda no sucesso nos negócios – James Canty III, jogador profissional de xadrez e empreendedor

  • por The it.com Domains Team
Dê xeque-mate na concorrência: como aprender xadrez ajuda no sucesso nos negócios – James Canty III, jogador profissional de xadrez e empreendedor

Índice

  1. Jogo dos negócios
  2. Do tabuleiro à marca 

74% dos líderes de negócios dizem que o número de decisões que tomam todos os dias aumentou 10x nos últimos três anos, tornando a tomada de decisão sólida uma das habilidades mais importantes. James Canty III, jogador profissional de xadrez, criador de conteúdo e empreendedor, compartilhou sua visão sobre como aprender xadrez pode ajudar a ter sucesso nos negócios, na entrevista à it.com Domains. 

Conversamos com James logo após o Web Summit 2024, em Lisboa, onde ele apresentou uma transmissão ao vivo de um jogo de xadrez único entre Hans Niemann e uma equipe internacional com apoio de IA. Jogador de xadrez de renome mundial e Mestre da FIDE, James é, de fato, um faz-tudo, combinando sua expertise em xadrez com a paixão por criação de conteúdo e streaming, gerenciando a Canty Merch, sua própria loja online de merch, e até boxe. 

Para explorar as maneiras como aprender xadrez pode impulsionar o pensamento estratégico e a tomada de decisão sob pressão, além dos benefícios de ter uma ampla gama de interesses nos negócios, pedimos que James compartilhasse sua expertise e aprendizados com outros empreendedores. 

Jogo dos negócios

it.com Domains: Costuma-se dizer que os paralelos entre xadrez e negócios são inegáveis, já que ambos são jogos estratégicos. Como sua experiência como jogador de xadrez influenciou sua abordagem ao empreendedorismo e à tomada de decisão? 

James Canty III: Praticando pensar à frente. Como empreendedor, você precisa assumir riscos, traçar estratégias, ser tenaz, manter o foco, ter disciplina e concentração. As mesmas qualidades e características de que você precisa para ser um grande enxadrista.

Acredito que enxadristas têm vantagem competitiva em tudo. Estamos sempre usando o cérebro em alto nível. A maior habilidade em que você pode trabalhar como jogador de xadrez é a de cálculo – ou enxergar as coisas com antecedência, antes que aconteçam, calculando seu próximo lance no tabuleiro ou na vida. Aprendi a ser um empreendedor paciente, mas também ultraagressivo quando a oportunidade aparece.

Fonte: Unsplash

it.com Domains: Você poderia compartilhar um exemplo em que seu treinamento em xadrez ajudou a identificar uma oportunidade e tomar uma decisão crítica de negócios? 

JC: Quando se trata de foco e aprendizado, consigo absorver informações mais rápido do que o normal, e estudo tudo. Por exemplo, faço operações com futuros no mercado de câmbio. Aprendi a fazer isso com sucesso devorando o material de cursos, mentores e professores online, fazendo anotações, estudando, praticando, operando com dinheiro real. Essa abordagem – trabalhar duro, testar habilidades, analisar e repetir – eu aprendi no xadrez!

it.com Domains: Para empreendedores iniciantes, por que você recomendaria aprender xadrez? Que habilidades específicas eles podem esperar adquirir?

JC: Xadrez é um jogo da mente, um jogo de pensar, que também exige total percepção do tabuleiro e ensina que toda ação tem uma reação. Aprender xadrez vai ajudar você a pensar mais à frente, o que nunca é ruim para fazer um negócio crescer.

it.com Domains: Então, você está dizendo que, no xadrez, todo lance tem uma consequência. Como você acha que esse princípio pode ser usado para desenvolver o pensamento estratégico? 

JC: Importante: há o outro lado – todo lance também pode trazer um benefício! Existe um ditado: “Faça do seu próximo movimento um lance de xadrez” (make your next move a chess move). Ao fazer um lance no xadrez ou nos negócios, você assume um risco calculado, e o mais importante é aprender com cada lance. Continue se perguntando que lições você tirou de um lance, antes de fazer o próximo. 

it.com Domains: Que lições do xadrez podem ajudar a lidar com situações de alta pressão? 

JC: Uma das minhas dicas favoritas é manter a calma em qualquer situação. Alguns dos maiores atletas, traders de forex e enxadristas têm as abordagens mais frias, calmas e serenas sob pressão intensa. Aprender a manter a calma para conseguir focar e executar é fundamental. 

Outra coisa essencial é a paciência. No xadrez, as partidas podem durar 5 – 6 horas, e muitas vezes você vê um jogador cometer um erro grave ou perder na quinta hora de jogo. Manter a paciência ao longo de toda a partida é difícil, mas vale a pena. Eu também adoro boxe, então, durante o sparring ou os treinos, ter paciência para esperar a sua chance de atacar ou contra-atacar é boxe de QI elevado. Nos negócios é igual – você precisa de paciência para esperar uma oportunidade. Não seja precipitado, mas também não enrole!

it.com Domains: Que conselho você daria a empreendedores sobre assumir riscos, um componente-chave tanto no xadrez quanto nos negócios?

JC: Nunca, jamais, haverá um momento perfeito para começar. Pare de esperar, vá lá e faça. A única forma de fracassar é desistir, ou nem tentar. 

Do tabuleiro à marca 

it.com Domains: Como suas habilidades no xadrez ajudaram você a administrar uma loja online de produtos bem-sucedida? 

JC: Ao ter uma loja online, preciso manter as coisas atualizadas, criativas e pensar constantemente nos meus clientes. No xadrez, preciso pensar o tempo todo nos lances dos meus oponentes e tentar traçar estratégias em torno deles, com meus próprios planos e ideias. Assim, as habilidades desenvolvidas ao dominar o jogo se traduzem diretamente em sucesso online. 

it.com Domains:  E como você equilibra o lado criativo do empreendedorismo com a mentalidade estruturada e estratégica exigida no xadrez?

JC: Precisei desvendar os bastidores do negócio: vendas de merch, ticket médio, e-mail marketing, o que vende mais, quem compra mais, que promoções posso fazer dentro de uma margem lucrativa? Embora alguns desses aspectos sejam onde você pode executar seu lado criativo, entender que você está administrando um negócio evoca um lado mais estruturado e lógico. 

it.com Domains: Quais desafios você enfrentou para popularizar o xadrez na Twitch, e como os superou? 

JC: O único desafio real que enfrentei foram os haters. Faço streaming há seis anos e aprendi a ser paciente e gentil com os haters, mudando minha perspectiva para usá-los como motivação. Se você aprender a canalizar a energia deles, eles vão ajudar a impulsioná-lo rumo ao objetivo. Quando termino o trabalho do dia, lembro de alguns caras dizendo que eu não consigo fazer algo que eles mesmos nunca fizeram, e então trabalho mais uma hora só por eles. Então, quando eu alcançar o título de Grande Mestre (GM), agradeço a Deus primeiro, aos haters em segundo lugar e aos meus seguidores em terceiro. 

it.com Domains: Criar conteúdo na Twitch exige engajar o público enquanto você foca no jogo. Como essa experiência ajudou você a ampliar seu repertório de habilidades?

JC: Aprender a fazer multitarefa no mais alto nível! Eu estou jogando uma partida que dura 1 minuto (chamada hyperbullet), enquanto converso, controlo a música e fico de olho nos alertas, com duas telas, luzes e uma câmera na minha frente. Essa experiência também ajudou minha vida social, pois consigo tirar o melhor das pessoas em uma conversa.

it.com Domains: Como você usa sua plataforma de conteúdo para promover seus outros produtos e iniciativas empreendedoras?

JC: A minha preferida é a “drip check” – passamos de 5 a 10 minutos navegando pelo site de merch, e eu faço questão de irmos aos itens que têm fotos de pessoas que já têm merch. Isso cria o “Jones effect”, em que as pessoas querem ainda mais o merch porque veem outras pessoas do chat vestindo os produtos como modelos no site. Durante a transmissão, eu tenho um “timer” do merch que aparece no chat automaticamente a cada 10 minutos, mais ou menos.

it.com Domains: Falamos sobre uma loja de merch, negociação de ações e criação de conteúdo em streaming – e você também mencionou que é entusiasta do boxe! Como praticar boxe amador complementou sua trajetória no xadrez e no empreendedorismo?

JC: Eu amo boxe, NUNCA vou virar profissional! O boxe é o melhor condicionamento e treino que já tive na vida. Eu faço sparring, condicionamento e pego pesado na musculação. Sempre frequentei a academia, depois comecei no boxe e meu condicionamento foi para outro nível, isso me empolgou. Com o boxe, tenho mais resistência do que jamais tive. Mente e corpo têm uma conexão especial, e percebo que sou minha melhor versão quando consigo boxear, levantar pesos e treinar xadrez.

it.com Domains: Boxe, xadrez e negócios podem parecer mundos diferentes, mas todos exigem disciplina. Como você acha que a disciplina conecta essas paixões?

JC:  Ótima pergunta – nos três, você precisa trabalhar duro, treinar suas habilidades e ter uma disciplina incrível. Esse é o molho secreto em todas as áreas da vida.

it.com Domains: Por fim, tendo tantos interesses multifacetados, quão importante você acha que é para empreendedores cultivar hobbies e empreitadas diversas?

JC: Cultivar habilidades e hobbies diversos ajuda a manter você como um eterno aprendiz. Seu maior avanço pode vir da aula de bingo de sexta à noite, onde você fez networking com alguém que mudou sua vida, ou você aprendeu algo na estrutura da aula para lançar seu próximo negócio. Encare tudo como uma experiência de aprendizado, ganhe, perca ou empate. 

Inspire-se com empreendedores de sucesso! Visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

The it.com Domains Team
The it.com Domains Team
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.