Celebrando as mulheres nos negócios: Natalija Japerte, fundadora & CEO da IWA
- por Ilona K.

A International Women’s Alliance (IWA) é dedicada a capacitar mulheres nos negócios, fortalecendo suas marcas pessoais e sua presença online. Conversamos sobre a missão e as iniciativas da organização com Natalija Japerte, fundadora & CEO da IWA.
Embora a participação de mulheres contratadas para cargos de liderança tenha aumentado 3,6% nos últimos 6 anos, elas ainda são bem menos numerosas do que os homens em cargos de liderança. No ano passado, representaram apenas 36,9% do total de gestores. No empreendedorismo, a disparidade é ainda maior; do total de 8.800 empresas globais listadas no Crunchbase, menos de 900 foram fundadas por mulheres.
Embora construir um negócio seja sempre desafiador, para as empreendedoras há ainda a complexidade adicional de ter que quebrar as barreiras dos estereótipos. É justamente por isso que a IWA foi criada: para oferecer a cada mulher do mundo a oportunidade de prosperar como empreendedora e ajudá-la a crescer, fortalecendo sua presença online e sua marca pessoal.
Embora apenas um em cada três negócios tenha mulheres entre os proprietários principais hoje, esse número vem aumentando. Repetidas vezes, estudos indicaram que as mulheres têm a mesma capacidade de criar conexões, orientar outras pessoas, cuidar da comunidade e liderar pelo exemplo que os homens, tornando-as membros valiosos de equipes de liderança em todos os níveis.
A ideia da IWA surgiu na feira We Make Future (WMF) de 2023, na Itália, quando os organizadores, a Hosting Solutions e a it.com Domains decidiram colaborar em um projeto interessante voltado para startups italianas lideradas por mulheres que participavam do WMF, oferecendo os recursos e a expertise necessários para crescer localmente e estabelecer com sucesso sua presença no mercado global. Essa iniciativa incluiu hospedagem, um nome de domínio e consultoria de negócios, tudo oferecido gratuitamente às startups elegíveis.
Esse projeto diferenciado despertou grande interesse, especialmente entre empreendedoras, e foi destaque na Forbes Italy. Como resultado, Natalija Japerte concebeu a ideia de criar uma organização dedicada a apoiar mulheres nos negócios. Impulsionada pela it.com Domains, a IWA tornou-se uma organização independente após o WMF.
Natalija conhece na pele como pode ser a trajetória de uma mulher nos negócios. Uma líder visionária, além de fundadora e CEO da IWA (International Women’s Alliance), ela atua atualmente como diretora de desenvolvimento de negócios na it.com Domains. Com uma sólida experiência em desenvolvimento de negócios, Natalija se destaca na construção de relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos com clientes e parceiros.
Conversamos com Natalija sobre a importância da presença online e da marca pessoal, além do papel da it.com Domains em ajudar empreendedoras a terem sucesso na internet.
Oi, Natalija! Ficamos bem impressionados e motivados com todos os títulos que você tem e com os projetos em que já trabalhou. Conte a sua história: como tudo começou?
Natalija Japerte: Entrei na vida independente e comecei minha trajetória profissional bem cedo. Fui criada pelos meus avós; aos 16 anos, meu avô faleceu e eu tive que aprender a viver e resolver questões “como um adulto”. Entendi que o único caminho para mim era estudar bem e conseguir uma bolsa.
Estudei acordeão em uma escola de música. Felizmente, tive professores sábios que souberam revelar meu talento e me deram a oportunidade de me realizar como artista, produtora, organizadora de eventos e professora. Isso acabou se tornando a base do meu caráter, das minhas habilidades e do meu conhecimento. Graças a eles e à orientação que recebi, venci o concurso “Latvian Talents”, tornando-me bolsista honorária da Letônia. Raymond Pauls, o famoso compositor, me entregou o prêmio. Houve muitas outras competições que eu ganhei, mas meus estudos estavam chegando ao fim e eu precisava pensar sobre meu caminho daqui para frente.
Viver de música na Letônia não é fácil. Todas as perspectivas que se abriam para mim não me satisfaziam. Então, o espírito empreendedor despertou em mim e abri meu próprio negócio. Era um pequeno jornal. Eu recebia renda com a venda de publicidade nele. Durante o período em que fiz turnês como musicista, criei relações e contatos com pessoas importantes, e isso me ajudou no desenvolvimento do jornal. Depois, eu o vendi.
Minha jornada continuou como diretora de marketing em uma agência de publicidade em Riga. Depois, ocupei o mesmo cargo em uma grande empresa. No entanto, aos 25 anos, senti que tinha chegado ao meu auge e que algo precisava mudar.
Tomei a decisão inesperada de me mudar para a Inglaterra. Eu não sabia o idioma, não tinha contatos e comecei tudo do zero. Em um ano, aprendi a língua e consegui um emprego no departamento de imigração. Eu era tradutora e consultora ao mesmo tempo. Isso me permitiu começar a me desenvolver, conhecer as pessoas certas e, posteriormente, voltar para a área de marketing, que me era familiar.
Por fim, meu caminho me levou à it.com Domains, onde passei a atuar em desenvolvimento de negócios, incluindo o posicionamento online da empresa, relações públicas e muito mais. Isso me deu muita experiência nessa área, que posso e quero compartilhar.
Por que você decidiu criar a IWA?
NJ: No WMF, na Itália, ficou claro para mim que ainda há um número criticamente baixo de startups lideradas por mulheres; seu desenvolvimento é lento. Sei por experiência própria como é difícil criar e desenvolver um negócio, reunir conhecimento aos poucos e conquistar os contatos necessários. Por isso, quis ajudá-las e criar um lugar onde pudessem encontrar tudo de que precisam: conhecimento, as ferramentas certas para promoção, as pessoas certas e, claro, apoio.
Por que é tão importante construir presença e marca pessoal online nos negócios?
NJ: Vivemos em um mundo de tecnologia, e essa é a realidade que devemos aceitar, com suas próprias regras e leis – é preciso saber jogar. Quem não está no espaço online não existe. Nossos rastros digitais são prova da nossa existência social e devem ser usados com sabedoria.
Na era digital, uma presença online sólida e uma marca pessoal bem construída são essenciais para o sucesso. Elas ajudam você a se destacar dos concorrentes, evidenciando o que o seu negócio tem de melhor. Você pode desenvolver e expressar uma identidade única que reflita quem você é, no que acredita e o valor que oferece.
A IWA ajuda mulheres nos negócios na criação de identidades digitais robustas. Nossa equipe orienta sobre como comunicar com eficiência propostas de valor únicas, tornando o negócio e suas fundadoras mais atraentes para clientes e parceiros.
Como exatamente a IWA ajuda mulheres nos negócios?
NJ: O principal objetivo da IWA é criar uma comunidade próspera de mulheres empreendedoras. Estamos trabalhando para criar um ambiente em que elas possam se desenvolver e aprimorar suas habilidades, adquirir novos conhecimentos e aplicá-los, construir novas conexões e expandir seus negócios.
A IWA oferece uma abordagem abrangente ao desenvolvimento de negócios, cobrindo diversos aspectos, desde a configuração técnica até a orientação para crescimento estratégico. Nossas associadas têm acesso a um vasto conhecimento por meio de consultoria empresarial personalizada para navegar com eficiência pelas complexidades do empreendedorismo. Além disso, a IWA ajuda a estabelecer e aprimorar as marcas pessoais de suas associadas.
Não apenas ensinamos nossas associadas a construir um negócio e cultivar uma marca online, mas também a aproveitar ferramentas digitais para uso futuro. Isso inclui estratégias para atrair clientes por meio de sites e redes sociais, bem como maximizar a visibilidade do negócio na internet. Oferecemos suporte completo para captação de recursos e participação em editais de fomento, ajudando nossas associadas a obter financiamento para expansão. Além disso, a IWA facilita a comunicação promovendo o networking entre associadas e especialistas do setor.
Quais parceiros a IWA tem?
NJ: A IWA colabora com empresas como it.com Domains e Site.pro para oferecer às nossas associadas as melhores ferramentas para tornar seus negócios bem-sucedidos online. Esses parceiros desempenham um papel vital para garantir que nossas associadas atraiam a atenção certa na internet.
Depois que a IWA se tornou uma entidade separada, a it.com Domains não deixou de apoiá-la. Agora, a empresa, como um de nossos principais parceiros, fornece seus domínios às associadas da organização. Isso contribui muito para melhorar a presença online.
Um aspecto crucial para estabelecer uma presença online bem-sucedida é a escolha criteriosa de um nome de domínio e TLD (Top-Level Domain) ou zona de domínio. Portanto, era importante escolher uma zona de domínio para as associadas da IWA que fosse universal e atendesse a todas as necessidades nessa área.
A escolha da it.com Domains para esses fins não foi apenas porque a empresa impulsionou a IWA, mas principalmente pelo fato de que os domínios da zona .it.com oferecem os mesmos benefícios da zona .com: reconhecimento, universalidade no ambiente de negócios e versatilidade de uso. No entanto, a disponibilidade de nomes de domínio nessa zona é muito maior, e eles se alinham à marca e ao mercado.
Procuramos oferecer as melhores ferramentas e conhecimento às nossas associadas, e é por isso que as empresas com as quais cooperamos são referência em seus campos de atuação.
A IWA organiza eventos para mulheres nos negócios?
NJ: Atualmente oferecemos eventos voltados para capacitar nossas associadas a usar a internet para potencializar seus negócios. No entanto, esses eventos são mais do que simples palestras ou masterclasses; eles funcionam como incubadoras para estimular crescimento e inovação. São cuidadosamente elaborados para entregar o máximo de valor, seja em desenvolvimento de liderança, insights tecnológicos ou conhecimento específico do setor.
A IWA também oferece a oportunidade de participar de diversos congressos e eventos públicos locais e globais, como o Mobile World Congress e o WMF Rimini. Um exemplo, que acontece em 22 de dezembro, é o encontro “Christmas Tech Talks” em Riga, em que discutiremos temas ligados à tecnologia e teremos a oportunidade de fazer networking com outros profissionais.
Quer ouvir mais dos maiores especialistas em negócios? Visite o blog da it.com Domains e siga-nos nas redes sociais.
Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Leia também
Opinião de especialistas
- 7 min de leitura

Opinião de especialistas
- 12 min de leitura

Opinião de especialistas
- 7 min de leitura

Opinião de especialistas
- 12 min de leitura
