Boletim de notícias do setor: outubro de 2024

  • por Ilona K.
Boletim de notícias do setor: outubro de 2024

Índice

  1. O .IO está em risco de extinção?
  2. Novo recurso do YouTube diferencia conteúdo real de conteúdo gerado por IA
  3. Google explica como criar conteúdo em alta 
  4. "MY" tira "AI" do topo das palavras-chave de domínios

Confira nosso boletim mensal de notícias do setor. Explore novas tendências online, recursos das plataformas e novidades do mercado de domínios para se manter atualizado. Aqui está um resumo de outubro de 2024.

O .IO está em risco de extinção?

A popular extensão de domínio .io, que inclui cerca de 1,6 milhão de nomes de domínio, pode ser descontinuada em decorrência da transferência, pelo Reino Unido, do Território Britânico do Oceano Índico para Maurício, já que, quando países deixam de existir, a ICANN geralmente encerra suas zonas de domínio.

Todos os domínios de nível superior de duas letras, incluindo .io, são TLDs com código de país (ccTLDs). Este representa o Território Britânico do Oceano Índico.

Após muita pressão, o Reino Unido concordou com um acordo que transferirá o controle do território para Maurício. Isso significa que o Território Britânico do Oceano Índico pode deixar de existir, o que pode criar problemas técnicos para os domínios .io.

De acordo com a política vigente da ICANN, se um país deixa de existir, a extensão de domínio deve ser removida.

No entanto, os proprietários de domínios .io ainda não têm motivo para alarme. O objetivo da ICANN é manter a segurança e a estabilidade do sistema de nomes de domínio. A remoção de um domínio de topo popular pode ter um impacto negativo tanto no sistema quanto no mercado de domínios.

Segundo o Domain Name Wire, estes são os dois desfechos mais prováveis:

  1. A ICANN pode permitir que a Identity Digital, a empresa privada que opera a extensão .io, continue usando o nome. Isso significaria que o nome não seria transferido para Maurício.
  2. O domínio pode ser transferido para Maurício, ou o país pode fechar um acordo com a Identity Digital para receber uma parte da receita. Essa opção pode afetar os proprietários de domínios, pois eles podem ter que pagar mais por registros e renovações no futuro.

Por que isso importa? Apesar de a ICANN ter controle limitado sobre ccTLDs, permitindo que cada país defina suas próprias regras, decisões de grande porte, como manter ou remover uma extensão, ainda cabem à organização. Até agora, não houve casos em que a ICANN tenha preservado um ccTLD se um país deixa de existir.

Embora a situação com a zona .io possa ser a primeira do tipo e a extensão continue a existir, os proprietários de domínios nessa zona devem agir com cautela. 

Se você tem um domínio na zona .io, você pode estacionar um domínio idêntico em outra extensão. Assim, você terá um plano de contingência caso algo aconteça com o seu domínio atual. E, claro, ao escolher uma zona de domínio, é fundamental optar por uma opção confiável e estável, que priorize a segurança de seus clientes, como a it.com Domains.

Fonte: Domain Name Wire

Novo recurso do YouTube diferencia conteúdo real de conteúdo gerado por IA

A plataforma de vídeo YouTube lançou um novo recurso chamado “Capturado com uma câmera” para ajudar os usuários a identificar conteúdo original daquele criado por inteligência artificial (IA). A verificação é feita de acordo com o padrão Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), que verifica os metadados do vídeo usando tecnologias específicas do serviço Truepic (uma empresa que verifica a autenticidade de conteúdo e é membro do comitê gestor da C2PA). 

O selo “Capturado com uma câmera” indica que o som e a imagem não foram modificados. Para obter esse selo, os criadores devem usar tecnologias como câmeras, software ou aplicativos de empresas que apoiam os padrões C2PA (por exemplo, Sony e Adobe) e anexar metadados protegidos ao conteúdo. Esses dados confirmam a autenticidade do vídeo e a ausência de alterações na sequência de áudio e vídeo.

Anteriormente, o YouTube começou a rotular conteúdo gerado por redes neurais, incluindo vídeos em que as vozes ou os rostos das pessoas foram alterados ou cenas realistas.

Por que isso importa? Usar IA para criar conteúdo facilita muito o trabalho, permitindo que você crie coisas incríveis sem gastar tempo e um orçamento alto com uma equipe profissional. No entanto, você não deve usar IA para enganar os espectadores.

Hoje, a IA consegue gerar vozes, imagens e vídeos quase indistinguíveis da realidade. Infelizmente, golpistas usam essa tecnologia para enganar usuários, criando deepfakes e outros tipos de conteúdo falso. Plataformas como o YouTube estão tentando tornar o conteúdo mais transparente para evitar que os usuários sejam enganados.

Fonte: YouTube Help

Google explica como criar conteúdo em alta 

O Google Search Central publicou documentação sobre o Google Trends, explicando como usá-lo para marketing de busca. O guia serve como introdução para iniciantes e como lembrete para profissionais de marketing e editores experientes.

O guia tem seis seções:

  1. Sobre o Google Trends
  2. Tutorial sobre monitoramento de tendências
  3. Como fazer pesquisa de palavras-chave com a ferramenta
  4. Como priorizar conteúdo com dados do Trends
  5. Como usar o Google Trends para pesquisa de concorrentes
  6. Como usar o Google Trends para analisar reconhecimento e sentimento de marca

O tutorial explica como monitorar tendências e priorizar conteúdo.

A ferramenta Explorar mostra tendências futuras no mundo todo ou em um país específico. Os usuários podem filtrar tendências por períodos, categorias e tipo de pesquisa.

A seção Calendário de conteúdo descreve como usar o Google Trends para entender quais temas de conteúdo priorizar.

Por que isso importa? O Google compartilhou um guia que será realmente útil para quem trabalha com criação de conteúdo. A empresa reuniu dicas valiosas no Google Trends que podem ajudar você a ter ideias de conteúdo, definir o melhor momento para publicar, priorizar temas em foco, identificar tendências sazonais nos dados e muito mais. 

Usando essas informações, você pode criar conteúdo de alta qualidade com antecedência e disponibilizá-lo no seu site pouco antes de as pessoas começarem a pesquisá-lo. Assim, quando elas estiverem prontas, seu conteúdo já estará lá para elas.

Fonte: Search Engine Journal

“MY” tira “AI” do topo das palavras-chave de domínios

A Afternic divulgou as principais palavras-chave em nomes de domínio vendidos em sua plataforma em julho. Vemos que “my” substituiu “ai” no primeiro lugar, que ocupava há muito tempo. Além disso, “it” subiu posições e ficou em quinto lugar. Essa palavra-chave mostra estabilidade e não saiu do topo por muitos meses. No geral, a lista mudou pouco nos últimos meses.

  • my
  • ai
  • bet
  • real
  • home
  • it
  • health
  • new
  • estate
  • shop
  • group
  • tech
  • life
  • coin
  • pro
  • solutions
  • your
  • sports
  • club
  • us

Por que isso importa? Palavras-chave relacionadas a TI ainda mantêm suas posições, indicando sua estabilidade. Portanto, se o seu negócio é de TI, você pode, com confiança, considerá-las ao escolher um nome de domínio ou uma extensão de domínio. Essa abordagem vai ajudar você a encontrar um ótimo nome de domínio que não apenas reflita a essência da sua empresa.

Fonte: X (ex-Twitter)

Mantenha-se atualizado com tendências e notícias digitais – acesse o it.com Domains blog e siga-nos nas redes sociais.

Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode conter imprecisões. Consulte o original em inglês.

Ilona K.
Ilona K.
Compartilhe esta postagem!

Join Our Newsletter!

Insights on domains, behind-the-scenes company news, and what’s happening across the industry — delivered to your inbox.
You’re in!
We’ll be in touch with fresh updates and stories.